Bolo de cenoura com amêndoas e especiarias para um Natal mais delicioso!!!
Com o natal chegando, gosto de testar receitinhas diferentes e que levem ingredientes que são mais usados nessa época do ano como, por exemplo, damascos, amêndoas e especiarias.Uma amiga minha, que se chama Sílvia e que também mora aqui na Alemanha, me passou o link dessa receita e adorei a maneira diferente como é preparado o bolo. Nessa receita não vai manteiga, nem óleo e também leva pouquíssima farinha de trigo (20grs), a qual substituí por amido de milho e deu super certo, por tanto essa é mais uma receitinha free glúten, obaaa! 

A cobertura branquinha do bolo é fondant derretido, mas ele pode ser substituído por uma cobertura feita com açúcar de confeiteiro e limão. Deixo o link aqui da receita original, lá tem o vídeo que mostra direitinho o passo a passo do preparo do bolo, ele está em alemão, mas, mesmo assim, prestando apenas atenção nas imagens, dá para entender super bem a maneira como ele foi feito, ok! Tenho certeza que vocês irão adorar essa receita, o bolo tem um sabor e  uma textura nota mil, um espetáculo mesmo!!! Com certeza irei prepará-lo muitas e muitas vezes aqui em casa, já entrou para o rol dos preferidos!!!!!

Uma leve adaptação daqui
Ingredientes:
5 ovo (claras e gemas separadas)
90 g de açúcar de confeiteiro
Raspas de 1 limão siciliano
1/2 colher (café) de canela em pó
Uma pitada de cravo em pó
1 colher de sopa de extrato de baunilha
Uma pitada de sal
90 g de açúcar
 20 grs de amido de milho
1 colher (sopa) de fermento em pó
190 g cenouras raladas
220 grs de avelãs moídas bem fininhas (eu substituí por amêndoas)
Para cobertura:
1/2 pote de geléia de damasco
1/4 de xícara de açúcar
1 xícara de açúcar de confeiteiro
Suco de limão siciliano
Fondant ou pasta americana para decorar
Corante alimentício
Modo de preparo:
 Em uma tigela coloque  as gemas,  o açúcar de confeiteiro, o extrato de baunilha, raspas de limão e especiarias, bata até formar uma mistura homogênea, cerca de dois minutos, reserve. Em uma outra tigela, bata as claras em neve com uma pitada de sal e vá acrescentando o acúcar ao poucos até ficar bem firme. Em seguida, adicione as claras em neve à mistura de gemas, acúcar, limão e especiarias, mexa com o auxílio de um fouet, ou espátula, até obter uma massa homogênea. Por último, acrescente,  a cenoura, a farinha de amêndoas, o amido de milho, o fermento e misture tudo até que todos os ingredeintes estejam bem incorporados.
Unte uma forma de bolo inglês com 23 cm de comprimento com  manteiga e, ao invés da farinha, salpique lâminas finas de amêndoas por toda a forma (nessa epóca, no Brasil, você encontra facilmente lâminas de amêndoas no supermercados). Despeje a massa e leve ao forno pre aquecido a 180° por aproximadamente 35-40 minutos, ou faça o teste do palito. Retire o bolo do forno, deixe dá uma amornada para desenformá-lo, coloque o bolo  sobre uma gradinha e deixe-o descansando até que ele esteja totalmente frio.
Coloque em uma panela pequena a geléia de damasco e 1/4 de açúcar e leve ao fogo médio por cerca de 3 minutinhos, mexendo sempre. Em seguida, com auxílio de um pincel, passe a geléia por todo o bolo.
Para a cobertura branquinha, coloque em uma tigela o açúcar de confeiteiro e vá adicionando ao poucos o suco de limão, comece colocando uma colher de sopa, e mexa até obter uma consitência pastosa, não coloque muito suco de limao, pois a cobertura ficará muito líquida. Na minha receita, eu derreti fondant no fogo com um pouco de água e passei por cima do bolo. as estrelinhas e as bolinhas foram feitas com essa receita aqui, mas pode ser usado pasta americana para a decoração.
Bom apetite e volte sempre!