Quem concorda comigo que, às vezes, uma comidinha simples torna-se mais difícil de preparar do que um prato elaborado? Por incrível que pareca, há muitas pessoas que sabem fazer pratos super sofisticados, difíceis mesmo de fazer, mas quando chega na hora de preparar um simples feijão, por exemplo, ficam perdidinhas, pois ele acaba ficando sem sabor, meio aguado, enfim, não podemos ser bons em tudo, hehehe, mas podemos aprender sempre, não é mesmo? Foi pensando justamente nisso, que hoje resolví trazer para vocês a minha maneira de preparar feijão, as pessoas que o experimentam, dizem que ele tem um têmpero delicioso e, deixando a modestia um pouco de lado, hehehe, o meu feijão é bem saboroso mesmo, acho que o segredinho dele é o refogado que eu preparo antes de levá-lo ao fogo, uso muita cebola, alho, um pouco bacon picadinho e ainda coloco mais um caldinho esfarelado de bacon, também gosto de adicionar bastante cheiro verde, deixo esse refogado no fogo até o fundo da frigideira começar a ficar douradinho. Ahhh, outra coisa, que sempre coloco no feijão é cenoura, que pode ser ralada ou picadinha, como tenho crianças pequenas em casa, essa é uma das formas que eu faço da comida ficar mais rica em nutrientes. O modo de preparo do meu feijão, serve tanto para o preto quanto para o carioquinha! Espero que tenham gostado e experimentem, vocês irão adorar esse temperinho!
Beijos e um excelente começo de semana a todos!
Ingredientes:
500 grs de feijão preto ou carioquinha
3 folhas de louro
1 cebola grande picadinha
6 a 8 dentes de alho amassados
300 grs de linguiça (pode ser calabresa, paio)
150 grs de bacon cortado em pedacos grandes + 30 grs de bacon picadinho
1 cenoura grande ralada, ou picadinha
3/4 xícara de cheiro verde picadinho
1 cubinho de caldo de bacon (ou outro de sua preferência)
Azeite
Pimenta do reino a gosto
sal a gosto
Modo de preparo:
Em uma frigideira, coloque uns fios de azeite e doure a cebola, juntamente com alho e o bacon. Em seguida, acrescente o caldo de bacon esfarelado e um pouco de pimenta do reino. Deixe refogando por cerca de 5 minutinhos, mexendo sempre até o fundo da frigideira começar a ficar escurinho. Desligue o fogo e acrescente o cheiro verde picadinho.
 Coloque o feijão na panela de pressão juntamente com as folhas de louro, o refogado, as linguiças cortadas, o bacon e a cenoura e cubra tudo com água até 3 a 4 dedos acima do nível do feijão. Tampe e leve ao fogo, quando começar a pegar pressão, conte 30 minutos. Passado os 30 minutos, apague o fogo, retire toda a pressão para poder abrir a panela e corrija o sal, se necessário. Para engrossar o caldo eu retiro um concha cheia de feijão, sem o caldo, levo a um prato e amasso com um garfo, retorno com esse purê à panela, ligo o fogo e mexo com uma colher de pau até o caldo ficar grossinho. Depois de pronto é só serví o feijão acompanhado por arroz branco e uma farofinha, êêêê coisa boaaaa!!!!
Obs: Eu nunca deixo o  meu feijao de molho, eu apenas dou uma lavada nele antes de ir para a  panela, eu acho que depende muito da qualidade do feijao usado, mas se você preferir pode deixar o seu feijão de molho por meia hora em água morna.
Bom apetite e volte sempre!