Essa receita nasceu de uma inspiração, um dia desses estava na casa de uma amiga e ela me comentava de uma receita feita com berinjela que a sua irmã prepara, gostei bastante da receita e fiquei com ela na minha cabeça. Então, um dia desses, resolvi adaptar a receita com ingredientes que eu tinha disponível aqui em casa, e eis que surgiu essa delícia de torta de berinjela super deliciosa e saudável, que fez muito sucesso aqui em casa! Com certeza terá repeteco dela aqui em casa, já imagino colocando uma franguinho desfiado no lugar dos cogumelos, dá para exercitar bem a critividade e usar recheios deliciosos para essa torta, que é free glúten, ou seja, dá para comer sem culpa mesmo!
Beijos e um excelente começo de semana a todos!



Ingredientes:
1 berinjela grande cortada em círculos de 0,5cm
200 grs de cogumelos frescos
1 cebola média cortada em rodelas
Azeitonas
Queijo muçarela fatiado
Queijo ralado
Pimenta do reino a gosto
Sal a gosto
Azeite
Ingredientes do molho de tomate:
1 lata de tomates pelados
1 xícara (chá) de molho de tomate
1 cebola média picadinha
4 dentes de alho picadinhos
Manjericão seco a gosto
Folhas de manjericão a gosto
1 xícara (chá) de água fervente
1/4 e xícara (chá) de creme de leite fesco ( pode usar o de caixinha)
Sal a gosto
Azeite
Modo de preparo:
Coloque as berinjelas cortadas em uma vasilha com água e com uma colher (chá) de sal por cerca de uma para retirar o amargo da berinjela. Enquanto elas ficam descansando na água, prepare o molho de tomate da seguinte forma:Coloque uns fios de azeite na panela e refogue a cebola junto com o alho. Em seguida, adicione molho de tomate, a lata de tomates pelados, o manjericão seco, o sal e a água fervente. Deixe o molho apurar no fogo médio por cerca de 20 minutos. Desligue o fogo, acrescente o creme de leite (gosto de usar um pouco de creme de leite no molho de tomate, porque ele retira toda a acidez do molho), as folhas de manjericao picadinhas e uns fios de azeite. 
Leve os cogulemos fatiados a uma frigideira quente com azeite, tempere com pimenta do reino e sal, espere toda a água que os cogumelos soltam secar para desligar o fogo, reserve. 
Lave as berinjelas em água corrente, enxugue as fatias uma por uma e grele-as dos dois lados em uma frigideira de teflon com um pouco de azeite. 
Agora é só montar:
Coloque um pouco do molho de tomate no fundo de um refratário e disponha as berinjelas fatiadas.
Em seguida, os cogumelos, as azeitonas,
a cebola,
 o restante do molho de tomate.
Finalize com o queijo muçarela e o queijo ralado. Leve o refratário ao forno pré aquecido a 190 °c por cerca de 20 minutos. Retire do forno e sirva em seguida.

Bom apetite e volte sempre!