Salmão é um dos meus peixes favoritos, aqui em casa todo mundo adora, como todo peixe o salmão é de uma praticidade incrível, ele é tão saboroso, que basta temperá-lo apenas com limão, pimenta do reino e sal. Mas sempre se pode dá uma incrementada a mais nele como, por exemplo, serví-lo com uma camada de amêndoas tostadinhas e crocantes por cima dele, fica simplesmente DIVINO! Para acompanhá-lo, resolvi fazer cebolas carameladas, que também tem um preparo super prático e o resultado final é incrível, essas cebolas carameladas podem ser servidas com outros tipos de carne também, nunca mais esqueça essa receitinha, hein? Ela, com certeza, vai tornar seus pratos ainda mais especiais! Outro acompanhamento que eu preparei para o salmão foram vagens cozidas no vapor e puxadas no molho pesto, super " vapt vupt" e muitíssimo saboroso, tenho certeza que você vai adorar!!!! Vamos às receitas?
Beijos e até a próxima!
Ingredientes para o salmao:
4 postas de salmão( pode ser fresco ou congelado)
Amêndoas laminadas
Suco de 1 limão siciliano
Raspas do limão siciliano
Gengibre em pó a gosto
Pimenta do reino a gosto
Sal a gosto
Cebolas caramelizadas:
2 cebolas grandes cortadas em rodelas
2 colheres (sopa) de azeite
1 colher (sopa) de manteiga
2 colheres (sopa) de açúcar mascavo
3 colheres (sopa) de aceto balsâmico
Pimenta do reino a gosto
Vagens puxadas no molho pesto:
40 grs de vagem cozidas no vapor
Molho pesto (você pode comprar já feito ou fazer essa receita aqui)
Modo de preparo do salmão:
Tempere as postas de salmão com o suco do limão siciliano, as raspas do limão, o gengibre em pó a gosto8só um pouquinho mesmo), a pimenta do reino e o sal a gosto. Leve o salmão temperado à geladeira por cerca de 30 minutos para pegar bem o sabor. Passado os 30 minutos, Coloque uns fios de azeite em um refratário de vidro, acomode as postas e coloque por cima delas as amêndoas laminadas, regue com uns fios de azeite e leve ao forno pre aquecido a 185 ° c por cerca de 15 minutos, ou até que as amêndoas fiquem douradinhas por cima (eu deveria ter deixado o meu salmão um pouco mais no forno, as amêndoas poderiam ter ficado mais douradinhas). 
Modo de preparo das cebolas caramelizadas:
Em uma frigideira de teflon, ou mesmo numa panela, coloque a manteiga e o azeite, quando esses dois ingredientes estiverem aquecidos e misturados, adicione as cebolas e vá mexendo até elas ficarem transparentes. Em seguida, adicione o açúcar mascavo, tempere com uma pitada de sal, pimenta do reino a gosto e continue mexendo. Quando as cebolas atingirem uma cor de caramelo clarinho, acrescente o aceto balsâmico e mexa até o aceto balsâmico evaporar e o molhinho que se forma ficar espesso. 
Modo de preparo das vagens:
Aqueça em uma panela a quantidade necessária de molho pesto (eu costumo colocar bastante para conferir um gosto bem especial às vagens). Adicione as vagens cozidas e misture-as bem com o molho, se hover necessidade corrija o sal.
Bom apetite e volte sempre!