Aqui na Alemanha é muito comum encontrarmos essas deliciosas cucas de ameixa com farofa (Pflaumenkuchen) nos supermercados, padarias e cafés. No sul do Brasil, esse tipo de bolo é bastante comum, claro que por conta da imigração dos alemães para essa região, e é claro que a culinária alemã foi bastante difundida no sul do nosso país, por tanto lá há cucas hiper deliciosas, feitas não só com ameixa, mas também com banana, maçã, pêssego, etc. Eu já havia feito uma outra receita de cuca de  ameixas aqui , que é muitíssimo deliciosa também, aliás essa é uma das receitas mais acessadas do blog, mas gosto de experimentar receitinhas novas e quando ví essa aqui, resolví prepará-la e resultado dela também é DIVINO! Eu fiz pequenas alterações na receita da farofa e troquei as bananas pelas ameixas, já que estamos na época delas aqui na Alemanha! Espero que tenham gostado!
Beijos e até a próxima!


Ingredientes:
Massa 
1 colher (chá) de fermento biológico instantâneo (5g) 
3/4 xícara (chá) de água (150ml) 
10 colheres (sopa) rasas de açúcar (100g) 
1 ovo inteiro 
5 colheres (sopa) de manteiga (60g) 
Raspas de limão a gosto 
2 xícaras (chá) de farinha de trigo (250g) 
Uma pitada de sal
Farofa
2 xícaras (chá) de farinha de trigo (usei 200g) 
2 xícaras (chá) de açúcar (320g)( usei 250) 
12 colheres (sopa) de manteiga (150g) (usei 100 grs)
Recheio
 8 ameixas frescas (a minha receita foi feita com amaeixas)
5 bananas nanicas 
Modo de preparo:
Massa 
Em uma vasilha, dissolva o fermento na água. Em seguida, junte o açúcar e deixe descansar por alguns minutos. Acrescente o ovo, a manteiga e as raspas de limão. Por último, adicione a farinha de trigo e o sal e misture até que a massa fique homogênea, mas com consistência mole, desgrudando dos dedos. Coloque a massa em uma fôrma untada e polvilhada (20 cm x 25 cm) e deixe crescer de 30 a 50 minutos.
Farofa

Junte a farinha de trigo, o açúcar e a manteiga em uma vasilha. Agregue-os usando as pontas do dedos. Misture tudo até obter uma farofa úmida e solta.
Recheio
Corte as ameixas em 4 pedacos (esse foi o meu recheio), mas se preferir use bananas em rodelas. 
Montagem
Depois de crescida a massa, coloqueas ameixas (ou as bananas), cubra com a farofa e leve para assar por cerca de 30-35 minutos, em forno pré-aquecido a 180º C.

Bom apetite e volte sempre!