Fazia um tempinho que não preparava um bolinho de banana caramelado aqui em casa, mas como a fruteira estava cheia de bananas, resolvi preparar essa delícia de bolo, que ficou saborosíssimo, a massa e bem fofinha e as bananas carameladas ficaram divinas! Você não pode deixar de fazer esse bolo, ficou bom demais e ele pode ser servido em temperatura ambiente ou gelado, as duas formas ficam sensacionais!
Beijinhos e um excelente começo de semana a todos!


Ingredientes:
4 a 5 bananas cortadas ao meio (pode cortar em rodelas se desejar)
1 1/2 xícara (chá) de açúcar
4 ovos 
½ xícara (chá) de óleo 
1 pote de iogurte (150ml)
1 colher (sopa) de extrato de baunilha
2 xícaras (chá) de farinha de trigo peneirada
1 colher (sopa) de fermento em pó
1 e 1/2 xícara (chá) de açúcar + 1/2 xícara (chá) de água quente (para caramelizar a fôrma)
Modo de preparo:
Leve o açúcar ao fogo até que ele derreta, o ideal e usar uma panela de fundo grosso. Em seguida, coloque meia xícara (chá) de água quente. Quando todas as pedrinhas de açúcar estiverem desfeitas, a calda estará no ponto. Despeje esse caramelo sobre uma fôrma retangular ou redonda e espalhe-o no fundo e nas laterais da fôrma, disponha as bananas no fundo da forma e e reserve. 
Separe as claras das gemas. Bata as claras, reserve. Em seguida, coloque no copo do liquidificador, as gemas, o açúcar, o óleo, o iogurte, a baunilha e bata até obter uma mistura homogênea. Coloque essa mistura, numa vasilha e com o auxílio de um fouet misture a farinha de trigo e o fermento até obter uma massa uniforme, por ultimo incorpore as claras em neve delicadamente, despeje a massa por cima da fôrma caramelada com as bananas e leve-a ao forno pré aquecido por cerca de 35-40 minutos, faça o teste do palito. Retire o bolo do forno e deixe amornar por 10 minutos para desenformá-lo.
Bom apetite e volte sempre!