Achei a receita perfeita de Esfihas Sírias, essa receita eu encontrei no Álvaro Rodrigues pesquisando na net, também ví que a querida Léia já havia dado a mesma receita no seu blog Receitas Culinárias, o que me deixou mais tentada em prepará-las, já que sua receitas são maravilhosas, e ela dá um passo a passo bem legal de como montar as esfihas, então se alguém tiver dúvida na hora da montagem delas, basta dá uma clicadinha aqui. Fiz também pequenas alterações no recheio, aumentei a quantidade de carne moída para 600 grs, coloquei hortela picadinho, aumentei mais a quantidade do suco de limão,  não usei o tahine, pois não tinha em casa e deixei a carne escorrer o seu caldo em cima da peneira por cerca de 3 horas dentro da geladeira, esse passo é primordial para que o recheio fique sequinho. Não tenham medo de usar o recheio cru, há pessoas que dão uma pré fritada na carne apenas para tirar o vermelho, mas sinceramente não há necessidade disso, pois o limão já vai cozinhando a carne e quando levamos as esfihas ao forno, o recheio termina de ser cozido, fora que se você dá essa pré fritada antes, o recheio acaba ficando soltinho e o ideal  é que ele tenha uma certa liga para facilitar na hora da montagem da esfiha, sem falar que essa é a forma tradicional de prepará -la, o que a deixa muito mais saborosa. Gente, vale a pena anotar essa receita, ela é nota mil, super aprovada, a massa é ultra macia e fácil de trabalhar e o recheio é divino e , ainda por cima, as esfihas podem ser congeladas. Vamos a receita?
Beijos e um excelente final de semana a todos!!!
Ingredientes:
Massa
30 g de fermento biológico
1 colher (sopa) de açúcar refinado (15 g)
1 colher (sopa) de sal (20 g)
375 ml de água filtrada morna
250 ml de óleo de milho
750 g de farinha de trigo (aproximadamente)
Recheio de Carne
500 g de carne moída sem gordura (patinho/moer duas vezes) (usei 600grs)
3 tomates com a pele, sem sementes e bem picados
1 cebola grande bem picada (150 g)
1 colher (sopa) de Tahine (pasta de gergelim) (não usei)
1 colher (chá) de manteiga sem sal
1/2 colher (sopa) de sal (usei 1 colhar (chá))
1/4 xícara (chá) de suco de limão espremido e coado (60 ml) (usei 100ml de suco de limão)
1 colher (chá) de pimenta síria
1 colher (sobremesa) rasa de zattar
1/4 de xícara (chá) de hortela picadinha (por minha conta)
Modo de Preparo da massa:
Em uma tigela grande dissolva o fermento com o açúcar. Junte os demais ingredientes e agregue a farinha de trigo, aos poucos, até obter uma massa ainda bem “grudenta”. Distribua a massa sobre a bancada e “rasgue-a” com a palma da mão em movimentos de vai e vem até que a mesma esteja lisa e brilhante. Por último enxugue a umidade da massa com um pouco mais de farinha de trigo e sove-a delicadamente até que esteja lisa e muito macia. Em seguida divida a massa em porções iguais, boleie cada porção e inicie a montagem da esfihas, dando o formato de triângulo. Distribua as esfihas montadas sobre chapas de alumínio sem untar, deixe crescer até dobrar de volume e asse-as em forno preaquecido à 200ºC até que estejam douradas.
 Modo de preparo do recheio de Carne:
Em uma tigela grande coloque todos os ingredientes, retifique os temperos e amasse com as mãos até ficar homogêneo. Deixe a carne marinar no tempero por 30/45 minutos. Coloque a carne marinada em uma peneira grande e deixe escorrer por aproximadamente duas horas ou a noite toda.
Montagem:
Abri a massa com o auxílio de um rolo, corte vários círculos com o auxílio de um cortardor (que tenha aproximadamente 8 cm de diâmetro). Coloque no meio do círculo o recheio de  carne moída e junte as laterias para dá o formato de um triângulo, proceda dessa forma até terminar toda a massa. Pincele gema de ovo e leve ao forno prê-aquecido a 180°c até que as esfihas estejam douradinhas por cima.

Bom apetite e volte sempre!