Doce de leite caseiro é muito amor, tem gostinho de infancia, e esse doce me lembrou muito o que a Terezinha, que infelizmente nos deixou esse ano, fazia na casa dos meus avós! Nossa, a cada colherada dele, eu me remetia à minha infância e me lembrava do carinho com que a Tereza o preparava, não era à toa que esse era o doce preferido de toda a família, quantas recordações boas, portanto a receita de hoje é em homenagem à Tetê, como eu a chamava carinhosamente! Tetê, você estará para sempre no meu coração, sentirei muitas saudades, mas lembrarei sempre de você com um sorriso no rosto. 
Já tentei fazer doce de leite aqui em casa, mas nunca dava certo, lembro que o leite que a Tereza usava para fazer o doce era o de leite de vaca ordenhada da fazenda, acho que por isso as minhas tentativas nunca deram certas, já que eu sempre usava leite integral de embalagem Tetra Pak, a receita de hoje foi feita com leite integral, mas acabei preparando-a de maneira diferente da tracional, ou seja, derreti açúcar mascavo, com o açúcar  derretido, despejei o leite e incorporei 1/2 lata de leite condensado e fui mexendo até chegar na consistência ideal de doce de leite. Gente, fiquei pasma com o resultado, o doce ficou uma maravilha, simplesmente delicioso, igualzinho ao que a Tête fazia, fiquei super contente com o resultado e tive que dividir essa delícia de receita com todos vocês. Penso que dá para dobrar a receita, mas o tempo de preparo será maior, não posso dizer quanto rendeu de doce, porque não o pesei, mas deu uma boa quantidade, da próxima vez que eu o preparar, irei pesar e contarei para vocês. Espero que tenham gostado!
Beijos e até a próxima!


Ingredientes:
1 litro de leite integral
1 xícara de acúcar Mascavo
1/2 lata de leite Condensado
Modo de preparo:
Leve ao fogo médio uma panela fundo de grosso e adicione o açúcar mascavo. Quando o açúcar estiver totalmente derretido, adicione o leite na temperatura ambiente sem parar de mexer, nesse momento tenha cuidado para não se para queimar. Quando açúcar estiver totalmente dissolvido no leite, adicione o leite condensado. Mexa o doce sem parar por cerca de 30 minutos, note que o leite irá subir de vez em quando mesmo você mexendo, sempre que isso ocorrer, retire-o do Fogo até que o leite baixe e volte novamente com ele ao fogo e continue mexendo. Depois dos 30 minutos de fogo, não precisa ficar mexendo continuamente, apenas de vez em quando, mas não tire o olho do doce, ele poderá subir de novo, ok? Quando o doce começar a mudar de consistência, ou seja, sair da forma líquida para uma forma mais grossa, volte a mexê-lo continuamente até dá o ponto e ficar numa cor de caramelo. Se você preferir um ponto mais grosso para rechear bolos por exemplo, mexa-o mais pouco, o meu ficou numa consistência pastosa ideal para comer com um pedacinho de queijo, hummm! Ah, não esqueça que o doce fica mais encorpado depois de frio. O tempo de preparodo meu doce do comeco ao fim de foi 1 hora e 10 minutos. No mesmo dia à noite, fiz essa delícia de crepe e usei o doce de leite como recheio, ficou maravilhoso! Ele geladinho, puro sem nada é uma delícia, provem e depois me falem como ficou, ok?
Bom Apetite E volte sempre!