Com o Natal chegando, eu fico com uma vontade imensa de experimentar receitas criativas e diferentes para compartilhar com todos vocês, e vasculhando a net, acabei encontrando aqui uma receita bem original de pão com o formato do rosto do Papai Noel e resolvi me arriscar a fazê-lo, já que adoro novos desafios dentro da cozinha, e sabia que só iria sossegar depois que eu o preparasse. A princípio, pensei que seria difícil de elaborar o Papai Noel, já que são muitos detalhezinhos, mas durante o preparo não tive tantas dificuldades, já que o link tem um passo a passo bem legal da montagem. Claro que o meu Papai Noel não ficou exatamente igual ao daqui, mas o resultado final me agradou muitíssimo, achei que ele ficou muito fofo, realmente me deu até pena de cortá-lo e acabei congelando o meu Pão de Papai Noel para decorar a mesa da ceia de Natal. E se alguém gostar de desafios bacanas como esse, e experimentar fazer a receita, volta aqui depois e me conta como ficou, ok? Ahhh, quero pedir desculpas por não ter fotografado o passo a passo, mas a receita original tem algumas imagens que irão te auxiliar na hora da montagem do seu Papai Noel, e eu também tentei explicar diretinho a maneira como eu fiz o meu abaixo, tá!
Beijos e até a próxima!
Receita de pao decorado de papai noel com passo a passo para o natal

Receita de pao decorado de papai noel com passo a passo para o natal
Ingredientes:
4 a 4-1/2 xícaras de farinha
1/2 xícara de açúcar
2 pacotes de fermento biológico seco
1-1/2 colheres de chá de sal
1/2 xícara de leite
1/4 de xícara de água
1/4 xícara de manteiga
2 ovos
2 passas
2 gemas de ovo
2 a 3 gotas de corante vermelho
Modo de preparo:
Em uma tigela grande, adicione 2 xícaras de farinha, o açúcar, o fermento, o sal e misture com uma colher. Coloque em uma panela pequena o leite, a água, a manteiga e aqueça tudo até a manteiga derreter, não deixe esquentar demais, o ideal é que fique morna.  Em seguida, acrescente essa mistura morna juntamente com os ovos batidos aos ingredientes secos e mexa tudo com o auxílio de uma colher de pau, quando estiver difícil de mexer com a colher, despeje a massa em uma superfície enfarinhada e vá adicionando a farinha ao poucos e sovando até obter uma massa macia, não adicione farinha em excesso para que a massa não fique dura, sove bastante a massa, cerca de 10 minutos, quanto mais você trabalhá-la, mais fofinho ficará o pão (a textura da minha massa ficou boa com apenas 4 xícaras de farinha, possa ser que você precise de mais ou menos farinha, isso irá depender da qualidade dela e dos tamanhos dos ovos). Coloque a massa numa tigela untada com óleo e revire-a para untar por igual. Cubra-a com um plástico e deixe-a crescer dentro do forno desligado até dobrar de volume, cerca de 1 hora. 
Montagem do Papai Noel:
1-Depois que a massa cresceu, coloque-a sobre uma superfície levemente enfarinhada e divide-a em duas porçõess, uma um pouco maior que a outra.
2-Com a porção maior faça um triângulo alongado com cantos arredondados, esse triângulo será o rosto e o chapéu do Papai noel. 
3-Em seguida, divida a outra porção em duas metades. Com uma das metades, modele a barba do Papai Noel, para isso use o rolo e faça o formato de meio círculo. Com uma tesoura, ou um cortador de pizza, corte a massa em tiras finas (mais não corte até o final), leve a barba para o rosto do Papai Noel e torça cada umas das tiras.
4-Com a outra metade da massa faça o bigode, o nariz, a aba e o pompom do chapéu. 
5-Para fazer o bigode, modele a massa no formato de um retângulo, pressione a massa no meio e com a tesoura corte tiras finas em cada uma das extremidades. Coloque o bigode acima da barba e torça cada uma das tiras. 
6-Posicione uma pequena bola acima do bigode para formar o nariz.  
7-Para o chapéu estenda um pedaço estreito da massa para formar a aba  e coloque-a onde deverá ser a testa do Papai noel). Puxe a ponta do triângulo de cima para baixo, e acomode-a  perto ou por cima da aba do chapéu. Faça uma bola com a massa para formar o pom pom do chapéu e coloque-a em cima da ponta que foi puxada para baixo.
8-Com uma tesoura, corte duas fendas para os olhos e insira as passas dentro das fendas (eu preferi fazer os olhos com a massa). 
9-Coloque uma gema de ovo em uma tigela pequena e adicione o corante vermelho, e com o auxílio de um pincel culinário pinte o nariz, as bochechas e o chapéu (como sobrou um pouco da gema com o corante vermelho, eu adicionei um pouco de corante preto para pintar os olhos). 
10-Pincele a outra gema sem corante sobre o restante da massa.  
11-Leve o Papai Noel coberto com papel alumínio ao forno pré aquecido a 180 °c por aproximadamente 15 minutos. Retire o papel alumínio e deixe no forno por mais 10-12 minutos até dourar.
Obs: Se sobrar um pouco de massa e você achar que a barba do Papai Noel ficou um pouco rala, você pode fazer tiras torcidinhas e colocar sobre a barba, eu procedi dessa forma com a barba do meu Papai Noel.
Receita de pao decorado de papai noel com passo a passo para o natalReceita de pao decorado de papai noel com passo a passo para o natal

Receita de pao decorado de papai noel com passo a passo para o natal
Um natal cheio de encanto e amor para todos nós!