É sempre assim, a gente acaba exagerando um pouco em relação à ceia de Natal, e até o dia 31 temos que correr atrás do prejuízo para cabermos na nossa roupa de Reveillon, a qual escolhemos antes do dia 25, e esquecemos de levar em consideração que a comilança do Natal nos fazem ganhar uns quilinhos extras, e aí bate aquele desespero, e o que fazer então? Para tentar recuperar um pouco da silhueta até lá, que tal comer uma comidinha mais light, hein? A sugestão que eu trago hoje é um gratinado super delicioso de legumes com creme de iogurte, bem mais light e saudável, que dá para comer sem culpa mesmo. Essa maravilha de receita vem lá da cantinho delicioso da minha amiga Josy, o qual eu adoro visitar e sempre acabo encontrando comidinhas saborosas como a de hoje! Josyta, esse gratinado é um espetáculo! Obrigada por compartilhar conosco tantas delícias assim!
Beijos e até a próxima!
Gratinado light de legumes com molho light de iogurte gregoGratinado light de legumes com molho light de iogurte grego
Receita original aqui
INGREDIENTES:
1 maço médio de brócolis tipo ninja em buquês
1 maço médio de couve flor em buquês (usei vagem no Lugar da couve flor)
5 batatas médias cortadas em cubinhos
1 cebola média picada
1 dente de alho picado ( usei 3 )
1 sachê de caldo de legumes
mix de temperos a gosto
sal a gosto
azeite a gosto
MOLHO DE IOGURTE:
1 colher (sopa) de margarina light
2 colheres (sopa) de farinha de trigo
2 copos de leite desnatado
2 embalagens de iogurte grego natural (200grs)
sal a gosto
noz moscada a gosto

MODO DE PREPARO:

Cozinhe as batatas picadas com água e o caldo de legumes até ficarem macias, porém firmes. Retire as batatas com o auxílio de uma escumadeira e na mesma água, acrescente os buquês do brócolis e da couve flor e cozinhe até ficarem macios, mas firmes. Em uma panela, coloque o azeite e frite a cebola e o alho rapidamente, acrescente o brócoli, a couve flor, o mix de temperos, sal se necessário. Refogue por cerca de 5 minutinhos. Acrescente as batatinhas e misture delicadamente. Refogue por mais uns 2 minutos, desligue o fogo e reserve.
Para o molho de iogurte, leve em uma panela a margarina para derreter, acrescente um copo de leite e deixe em fogo baixo. Em outro copo restante, dilua a farinha de trigo e adicione ao leite no fogo, quando este levantar fervura. Adicione o sal, e mexa bem até engrossar levemente. Desligue o fogo, acrescente o iogurte, a noz moscada e misture bem até obter um creme aveludado e homogêneo.
Em um refratário untado com margarina, acrescente os legumes, por cima distribua o molho
e salpique queijo parmesão ralado por cima. Leve ao forno pre aquecido a 180°c até que a superfície fique douradinha, cerca de 25 minutos.
Bom apetite e Volte sempre!