Essa tarte de abóbora com coco e pralinê de nozes que trago hoje para vocês é uma dessas sobremesas que temos que comer ajoelhados e pedindo perdão pelo pecado da gula, porque fatalmente não nos contentaremos apenas com uma única fatia de tão deliciosa que é ela. A receita da tarte é bem prática e vão pouquíssimos ingredientes, mas tem um resultado fantástico, a massa fica úmida e ao mesmo tempo levinha. A pralinê de nozes também é uma receita campeã, que vale mutíssimo a pena anotá-la, pois dá para usá-la em muitas outras receitas, o gostinho das nozes fica realmente IRRESISTÍVEL! A receita do praliné foi retirada daqui, queria ter feito as fotos do passo a passo, mas me perdoem não tive tempo para isso, fica para uma próxima vez, mas na receita original tem o passo a passo fotografado, ficando super fácil de entender todo o processo de preparo, ok? Espero que tenham gostado da receita de hoje.
Beijos e uma excelente semana para todos nós!


Ingredientes da praliné de nozes:

1 xícaras de nozes pecan
1 colher (chá) de essência de baunilha
1/2 xícara de Buttermilk*
1 xícara de açúcar
1/2 colher (chá) de bicarbonato de sódio
Ingredientes da tarte de abóbora:
1kg de Abóbora 
400g açúcar
3 ovos grandes 
6 colheres (sopa) farinha
3/4 de xícara(chá) de coco ralado
1 colher (chá)) de fermento em pó

Mode preparo do praliné de nozes:
Misture o buttermilk, o açúcar e o bicarbonato em uma panela grande. Coloque uma folha de papel manteiga em uma superfície plana perto do fogão. Coloque a panela sobre fogo médio e, mexendo constantemente, deixe que chegue ao "estágio da bola macia". Para verificar se está neste estado, pegue um copo de água fria e pingue a mistura nele. Uma bola macia deve se formar, com uma cor de um marrom leve. Remova a panela do calor e misture a baunilha. Continue mexendo até que a mistura engrosse (mais uns cinco minutos). A cor marrom deve escurecer. Adicione as nozes pecan e continue mexendo até que a mistura esteja meio grossa (mais um ou dois minutos). Passe os pralinés para o papel manteiga. Se a mistura começar a escorrer, você não esperou tempo suficiente; mas tudo bem, eles só vão ficar mais finos. Se a mistura começar a endurecer e cristalizar, você demorou demais. Tudo bem também; basta ter mais cuidado da próxima vez.
Se a mistura começar a endurecer muito rápido, adicione 1 ou 2 colheres de sopa de água morna na mistura. Deixe esfiriar para utilizar os pralinés.
* Para fazer o buttermilk caseiro basta misturar 1 colher (sopa) de suco de limão ou vinagre  uma xícara de leite e deixar descansar por cerca de 10 minutos antes de usar. 
Modo de preparo da tarte:
Cozinhe os pedaços da abóbora até ficar macia, retire a abóbora da água e amasse-a até obter um purê homogêneo. Na vasilha da batedeira, coloque o açúcar e as gemas e bata até formar um creme claro. Adicione o purê de abóbora e bata mais um pouco. Em seguida, agregue à massa o coco, a farinha, o fermento e bata mais um pouco, agora com a batedeira na velocidade baixa, até que todos os ingredientes estejam bem incorporados. Por último, adicione as claras em neves e misture-as delicadamente à massa com o auxílio de um fouet, ou com uma colher de pau. Forre um fundo de uma fôrma removível com papel manteiga e unte com manteiga e polvilhe com farinha as laterais. Despeje a massa sobre a fôrma e leve-a ao forno pré aquecido por aproximadamente 40-45 minutos, faöa o teste do palito. Só desenforme-a depois de fria. Coloque os pralinés em cima da tarte, que ficará com uma linda decoração e ainda mais gostosa!