Na geladeira havia iogurte, ricota e cogumelos frescos que estavam para vencer, então resolvi preparar um prato que levasse esses 3 ingredientes, e não deu outra, logo se materializou na minha frente uma quiche, que é uma refeição super leve, fácil de fazer e que me agrada bastante. Essa é uma daquelas receitas práticas, saborosas e que podemos comer sem culpa, já que os ingredientes utilizados são menos calóricos e o iogurte proporciona uma leveza especial tanto à massa quanto ao recheio. Bem, dá para ver que o almoço aqui de casa foi bem delicioso, para mim, uma refeição perfeita, que facilmente dá para ser repetida no jantar, hummmmm, adoro!!!
Beijos e até a próxima!
Quiche de alho poró, cogumelos e iogurte feita com uma massa super leve integral

Quiche de alho poró, cogumelos e iogurte feita com uma massa super leve integral
 Ingredientes:
Massa:
200 grs de farinha integral
200 grs de margarina light
2 colheres (sopa) de iogurte natural
Sal a gosto
Recheio:
2 ovos
250 ml de iogurte natural (são desses 250ml, que você irá tirar 2 colheres de sopa para fazer a massa)
1/2 xícara de creme de leite (pode ser o de caixinha ou o fresco)
1/2 xícara (chá) de ricota amassada
100 grs de cogumelos frescos fatiados
120 grs de presunto
1 alho poró cortado em rodelas
1 colher (sopa) de amido de milho
1 colher (sopa) de mostarda
1 colher (sopa) de manjericão seco (ou a que você preferir)
Pimenta do reino a gosto
Noz moscada a gosto
Azeite
Sal a gosto
Modo de preparo:
Em uma vasilha, coloque a farinha e a margarina, faça uma farofinha com esses dois ingredientes usando as pontas dos dedos. Em seguida, adicione o iogurte e o sal, use a palma da mão para ir amassando até obter uma massa lisinha. Envolva a massa em um filme plástico e leve à geladeira por 30 minutos.
Para o recheio, coloque uns fios de azeite em um panela, quando o azeite estiver aquecido adicione o alho poró e refogue-o. Em seguida, acrescente os cogumelos frescos laminados e deixe no fogo até que eles murchem, retire do fogo e deixe esfriar. Em uma vasilha, adicione o iogurte, o creme de leite, os ovos, a mostarda, a ricota, o amido de milho, o manjericão seco, a pimenta do reino, a noz moscada e o sal, mexa tudo com o auxílio de um fouet até formar uma mistura homogênea.
Montagem:
Retire a massa da geladeira, abra-a com o auxílio de um rolo e cubra com ela o fundo e as laterais de uma forma redonda (eu utilizei uma com fundo removível). Leve ao forno pré aquecido a 180°c por 10 minutinhos. Retire do forno, espalhe o alho poró e os cogumelos. Em seguida, despeje a mistura de iogurte, creme de leite e ricota por cima. Faça rolinhos com o presunto, corte-os em fatias de aproximadamente 2 cm e disponha por cima do recheio, leve ao forno até que asse por completo, cerca de 30 minutos, ou até que o recheio esteja firme e douradinho por cima. Sirva quente.

Quiche de alho poró, cogumelos e iogurte feita com uma massa super leve integral
Bom apetite e volte sempre!