Hoje trago uma receita de polenta cremosa ao molho de linguiça e salsicha super deliciosa e fácil de preparar. Como eu tinha duas linguiças sobrando na geladeira, resolvi fazer um molho super suculento com elas para colocar por cima da minha polenta,  mas como estava com pouca linguiça, acabei complementando com umas salsichinhas defumadas que também estavam dando mole na geladeira. Porém, se você quiser poderá fazer o molho usando só salsichas, ou se preferir, usando só as linguiças, que ficará bom da mesma forma. Esse molhinho combinou muitíssimo bem com a polenta cremosa que, diga-se de passagem, foi a melhor polenta que eu já preparei aqui em casa, e se você está duvidando disso, faz ela aí, e depois me conta o que você achou, tenho certeza que essa receitinha te agradará em cheio ;)
Um bom dia a todos!!!
Receita prática de polenta cremosa  ao molho de linguiça e salsicha

Receita prática de polenta cremosa  ao molho de linguiça e salsicha

Receita prática de polenta cremosa  ao molho de linguiça e salsicha
Ingredientes da polenta cremosa:
1 litro de água
2o0 grs de fuba fininho (apropriado para polenta)
1 cubinho de caldo de legumes
1 colher (sopa) cheia de manteiga
3 colheres (sopa) de requeijão
200 ml de creme de leite fresco ou de caixinha
Noz moscada a gosto
Sal a gosto
Ingredientes do molho:
2 linguiças da sua preferência cortadas em cubinhos
300 grs de salsicha cortadas em cubinhos
1 cebola grande picadinha 
5 dentes de alho picadinhos
1 pimentão vermelho picadinho
2 tomates picadinhos
Cheiro verde a gosto 
Manjericão fresco a gosto
Azeitonas verdes a gosto
1  lata de 400ml de tomate pelado
2 colheres (sopa) de extrato de tomate
1 xícara de vinho tinto seco
1 xícara de água fervente
1/2 cubinho de caldo de legumes esfarelado
1 colher (chá) de açúcar
Pimenta do reino a gosto
Pimenta vermelha a gosto
Azeite
Sal a gosto
Modo de preparo da polenta:
Coloque a água na panela juntamente com o cubinho de caldo de legumes e a manteiga. Quando a água começar a ferver, acrescente o fuba e mexa com o auxílio de uma colher de pau até obternuma mistura uniforme e sem gruminhos. Antes da polenta engrossar, adicione o creme de leite, o requeijão e continue mexendo até ela ficar encorpada. Desligue o fogo, tempere com um pouco de noz moscada e corrija o sal.
Modo de preparo do molho:
Em uma panela, refogue o alho, a cebola e o cheiro verde no azeite. Adicione a esse refogado as linguicas e as salsichas cortadinhas até ficarem douradinhas. Em seguida, acrescente o pimentão, o tomate, 1/2 cubinho de caldo de legumes esfarelado, o sal, a pimenta vermelha, a pimenta do reino, o vinho tinto, a lata de tomate pelado, o extrato de tomate e 1 xícara de água fervente e o acucar (que server para retirar a acidez do molho). Deixe o molho reduzir por cerca de 30 minutos em fogo brando até obter um molho bem espesso. Desligue o fogo, adicione uns fios de azeite, as zeitonas picadas, o majericao fresco a gosto e corrija o sal se for necessário.
Receita prática de polenta cremosa  ao molho de linguiça e salsicha
Montagem:
Despeje toda a polenta no fundo de um refratário de vidro untado com um pouco de azeite. Em seguida, disponha todo o molho por cima da polenta e cubra tudo com fatias generosas de queijo prato (ou outro queijo de sua preferência, eu usei o gouda). Leve o refratário ao forno pré aquecido a 190°c por aproximadamnete 30 minutos, ou até que se forme uma crosta douradinha por cima. Retire do forno e sirve em seguida.
*Você poderá montar esse prato em porções individuais como eu fiz, fica super charmoso para servir aos seus convidados.
Bom apetite e volte sempre!!!!