As minhas últimas receitas de bolos tiveram como ingredientes principais as bananas encorporadas à massa. Porém o bolo de hoje foi coberto por rodelas de bananas juntamente com uma deliciosa calda de caramelo. Além disso, a massa dele foi preparada com suco de laranja, o que resultou em um bolo super perfumado, macio e absurdamente fofinho. Gente, não deixem de fazer esse bolo, o gostinho da laranja juntamente com a banana e o caramelo é demais, dá vontade de comer uma fatia após a outra, e ele geladinho, hummmmmm, é melhor ainda!!! Essa receita maravilhosa vem lá do cantinho da nossa querida Akemi do Pecado da gula, uma pessoa muitíssimo especial no mundo da blogosfera, a qual me ajudou bastante no início do meu blog, por tanto essa é uma forma que eu encontrei para homonageá-la e dizer a ela que estamos sentindo a sua falta e esperando que ela volte logo, logo a publicar mais receitinhas especiais e inspiradoras como a de hoje.
Beijos e um excelente final de semana a todos!!!!

Receita fácil de bolo de laranja e banana caramelada

Receita fácil de bolo de laranja e banana caramelada

Receita fácil de bolo de laranja e banana caramelada
Ingredientes do bolo:
4 bananas cortadas em rodelas
1  1/2 xícara (chá) de açúcar
4 ovos
½ xícara (chá) de óleo 
1 xícara (chá) de suco de laranja 
2 xícaras (chá) de farinha de trigo peneirada
1 colher (sopa) de fermento em pó
1 xícara (chá) de açúcar + 1/2 xícara (chá) de água quente (para caramelizar a fôrma)
Modo de preparo:
Leve 1 xícara (chá) de açúcar ao fogo brando até que ele derreta. Em seguida, coloque meia xícara (chá) de água quente. Quando todas as pedrinhas de açúcar estiverem desfeitas, a calda estará no ponto. Despeje esse caramelo sobre uma fôrma redonda de fundo falso com 22 cm de diâmetro (pode usar uma fôrma de buraco no meio), espalhe-o no fundo e nas laterais da fôrma e disponha as rodelas de bananas por cima, reserve.
Separe as claras das gemas. Bata as claras em neve e vá adicionando aos poucos o açúcar. Em seguida, coloque as gemas, uma por uma, batendo bem a cada adição. Bata bastante até ficar esbranquiçado (uns 2 minutos). Incorpore o óleo em fio e o suco de laranja. Em velocidade baixa, vá colocando a farinha às colheradas, pulverizando. Raspe as laterais da tigela e bata muito bem. Por fim, coloque o fermento em pó e bata rapidamente. Despeje a massa por cima da fôrma caramelada com as bananas e leve-a ao forno pré aquecido por cerca de 35-40 minutos, faça o teste do palito. Retire o bolo do forno e deixe amornar por 10 minutos para desenformá-lo.