Aqui em casa, eu costumo preparar, quase sempre, um prato único para ser servido no almoço, ou no jantar. Acho super prático esses tipos de receitas, já que elas acabam otimizando meu tempo na cozinha. A sugestão de hoje é um delicioso penne gratinado com salmão e legumes super fácil de fazer e igualmente saboroso! Se você desejar, pode substituir o salmão por um pescado branco, ou por outro peixe de sua preferência, os legumes serão aqueles que você tiver disponíveis em sua geladeira, ok! 
Um excelente dia a todos!!!!!


Receita prática  e fácil de gratinado de penne com peixe legumes ao molho branco
Ingredientes:
400 grs de penne cozido" al dent"
500 grs de salmão
Suco de 1 limão
1 cebola grande picadinha
4 dentes de alho picadinhos
2 tomates picadinhos
2 cenouras médias picadinhas
1 berinjela picadinha
1 xícara de ervilhas frescas (pode usar a de lata) 
1/2 caldo de cubinho de legumas ou de peixe esfarelado
Erva de provence seca a gosto
Dill seco a gosto
Orégano a gosto
Pimenta do reino a gosto
Pimenta vermelha a gosto
Azeite
Sal a gosto
250 grs de queijo muçarela (ou prato) ralado
Molho branco:
700ml de leite
200 grs de Cream Cheese 
1/2 xícara (chá) de vinho branco
1 caixinha de creme de leite (200 ml)
200 ml de molho pronto para salmao (opicional)
50 grs de farinha de trigo
40 grs de manteiga
Noz moscada agosto
Sal a gosto
Modo de preparo:
Receita prática  e fácil de gratinado de penne com peixe legumes ao molho branco
Tempere o salmão com suco de 1 limão, a erva de provence, o dill, a pimenta do reino e o sal a gosto. Disponha as postas em um refrátário e leve por meia hora à geladeira para tomar gosto. Passado os 30 minutos, leve o salmão ao forno pré aquecido a 190°c por aproximadamente 15 minutos. Retire do forno e reserve. Em seguida, em uma frigideira grande de teflon, aqueça uns fios de azeite e refogue o alho e a cebola, junte todos os legumes (menos o tomate) e tempere tudo com 1/2 cubinho de caldo esfarelado de legumes ou peixe, com a pimenta do reino, com a pimenta vermelha, com um pouco de ervas secas e com o sal a gosto. Quando os legumes estiverem " al dent", desligue o fogo, adicione os tomates picadinhos, misture tudo e reserve.
Molho branco:
Receita prática  e fácil de gratinado de penne com peixe legumes ao molho branco
Em uma panela, coloque a manteiga e leve ao fogo. Quando a manteiga estiver derretida, adicione a farinha de trigo e mexa com o auxílio de um fouet até formar uma mistura homogênea e a farinha dourar. Em seguida, vá acrescentando o leite, mexendo sempre para não criar gruminhos. Adicione o vinho branco, o cream chesse, o creme de leite e mexa até o molho ficar numa consistência bem encorpada. Tempere com noz moscada e sal a gosto, reserve. *No lugar do creme de leite, eu utilizei uma caixinha de molho pronto para salmão, mas se você não encontrar esse molho, pode substituí-lo pelo creme de leite mesmo, ok!
Montagem:
Receita prática  e fácil de gratinado de penne com peixe legumes ao molho branco
Coloque uns fios de azeite no fundo de um refratário. Em seguida, adicione o penne cozido "al dent", um pouco do molho, os legumes, um pouco mais de molho, o salmão despedaçado (pedacos não muito pequenos), o restante do molho e termine com o queijo muçarela (ou prato) ralado. Polvilhe um pouco de orégano por cima do queijo e leve o refratário ao forno pré aquecido a 180°c  até que  se forme um crosta douradinha por cima. Retire do forno e sirva quente.
Receita prática  e fácil de gratinado de penne com peixe legumes ao molho branco