Há tempos que estava querendo fazer uma receita de torta de carne com banana, e como ontem haviam umas bananas hiper maduras dando sopa na fruteira, resolvi usá-las para esse fim, já que eu adoro bananas em pratos salgados!!! Pesquisei umas receitas na net, mas resolvi fazê-la ao meu modo, preparei a massa dessa postagem aqui e a carne foi inspirada daqui. O resultado me agradou muitíssimo, até o maridão, que não gosta de misturar doce com salgado, aprovou a receita com louvor!!! Por tanto, sugiro que você a faça e deixe-se surpreender com o sabor originalíssimo dessa receita super especial!!!!
Beijos e um ótimo final de semana a todos!!!!!

Empadão prático de carne com banana


Empadão prático de carne com banana


Empadão prático de carne com banana


Empadão prático de carne com banana

Ingredientes:
Carne:
400 grs de carne (coxão duro, alcatra, lagarto)
1 cebola roxa grande cortada em lâminas
1 pimentão vermelho grande cortado em lâminas
3 dentes de alhos picadinhos
1/2 xícara de molho de tomate
2 colheres (sopa) de extrato de tomate concentrado
3 colheres (sopa) de shoyo
1 colher (sopa) de mostarda 
1/2 colher (chá) de cominho
1/2 colher (chá) de páprica
1/2 caldinho de carne esfarelado
5 colheres (sopa) de vinagre branco 
Azeitonas picadas a gosto
Pimenta vermelha a gosto
Pimenta do reino a gosto
1/2 xícara de cebolinha picadinha
Sal a gosto
Azeite
4 bananas nanicas maduras cortadas em rodelas

Massa:
2 e 3/4 xícaras (chá) de farinha de trigo
150 g de margarina
1/4 de xícara (chá) de leite
1 ovo
1 pitada de sal

Modo de preparo:
Carne:
Corte a carne em pedaços grandes. Coloque a carne na panela de pressão e cubra-a com água até que toda a carne esteja coberta (eu acrescentei 3 folhas de louro). Leve a panela ao fogo e quando começar a pegar pressão, deixe por mais 40 minutos no fogo. Retire a pressão da panela e desfie a carne com o auxílio de um garfo. Em seguida, doure a cebola e o alho no azeite, adicione o pimentão, a carne e mexa tudo. Depois vá colocando os demais ingredientes que são o caldo de carne esfarelado, a páprica, o cominho, o molho de pimenta, a pimenta do reino, as azeitonas, a mostarda, o vinagre, o extrato de tomate e o molho de tomate. Deixe a carne apurar no fogo por cerca de 15 minutinhos, mexendo sempre para não pregar no fundo da panela, lembre-se que ela quase não tem caldo, acerte o sal. Desligue o fogo e acrescente as cebolinhas picadinhas.

Massa:
Em uma vasilha, coloque a margarina, o leite, o ovo, o sal e misture tudo. Em seguida, vá adicionando a farinha aos poucos e misturando de início, com uma colher de pau e depois, com as pontas dos dedos. Trabalhe bem até obter uma massa homogênea e lisa. forme uma bola com a massa, embrulhe-a com papel filme e leve à geladeira por 30 minutos.

Montagem:
Retire a massa da geladeira e abra-a com o auxílio de um rolo. Forre o fundo e as laterais de uma fôrma de aro removível de 22 cm de diâmetro. Coloque o recheio de carne sobre a fôrma, asse as bananas em uma frigideira com manteiga e depois disponha-as sobre a carne. Abra o restante da massa, cubra a torta, pincele 1 gema e leve ao forno pré aquecido por aproximadamente 40 minutos.

*Fiz metade da receita, que me renderam duas tortinhas de 12 cm de diâmetro cada.