Hoje é sexta-feira, obaaaaa, dia de se deliciar com comidinhas de botecooo!!! Por tanto, hoje trago uma receita para lá de especial de coxa creme, um salgado mais do que aclamado, do oiapoque ao chuí, por todos nós brasileiros!!! Gente, essas coxas cremes são maravilhosaaaas mesmo, valeu muitíssimo a pena todo o tempo que passei na cozinha preparando-as, o maridão, Senhor Sincericídio, aprovou com todos os louvoures, disse que foram as melhores coxas cremes que já havia experimentado na vida, fiquei contentíssima com o elegio dele, neam!!! Essa receita magnífica vem lá do cantinho delicioso da Carla, o Brisando na Cozinha, quando eu ví essas coxas cremes por lá, nunca mais as tirei da cabeça, e só soseguei, de fato, quando as preparei!!! Espero que todos vocês gostem e se aventurem em fazê-las, pois o resultado é bom demais da conta!!!!!
Um excelente final de semana a todos!!!!!
Receita prática de salgado coxa creme

Receita prática de salgado coxa creme

Receita prática de salgado coxa creme
Carla, muito obrigada por compartilhar essa delícia com a gente, receita original aqui!
Abaixo, a receita da coxa creme com as minhas adaptações!
Ingredientes:
Frango
 4 coxas e 4 sobrecoxas de tamanhos médios
 (ou 8 coxas ou sobrecoxas, ou 12 a 16 coxinhas de frango)
1 litro de água 
 2 cubinhos de caldo de legumes
3 colheres (sopa) de molho inglês
1 cebola inteira
3 dentes de alhos
1 colher (sopa) de mostarda
1/4  de xícara (chá) de molho de tomate
Pimenta vermelha a gosto
Pimenta do reino a gosto
1 maço de cheiro verde
Creme (massa)
1 xícara (chá) do caldo do cozimento do frango
4 gemas
1 e ½ xícara (chá) de leite
12 colheres (sopa) de farinha de trigo
2 colheres (sopa) de manteiga
Sal a gosto
Pimenta a gosto
1/2 cubinho de caldo de legumes esfarelado
Para empanar
 4 claras + 1 ovo 
1 colher (chá) de mostarda
1 colher (chá) de orégano
Pimenta vermelha a gosto
 Farinha de rosca q.b.
Sal a gosto
Modo de preparo:
Receita prática de salgado coxa creme
1- Lave bem o frango e adicione sobre ele o suco de 1 limão.
2-Em uma panela de pressão, coloque a água, todos os temperinhos do frango e leve ao fogo. Quando a água estiver fervendo juntamente com os têmperos, adicione o frango, feche a panela com a tampa e quando começar a pegar pressão, conte 12 minutinhos. Passado esse tempo, desligue o fogo e quando sair toda a pressão abra a panela e verifique se o frango está cozido (ele não pode está desmanchando, tem que está firme, porém cozido e macio, por tanto preste atenção no tempo, você poderá  também cozinhá-lo sem ser na panela de pressão, mas o tempo será maior, ok!). Deixe o frango esfriando e reserve 1 xícara (chá) do caldo, onde ele foi cozido, para a massa.
3- Com exceção da manteiga, coloque todos os ingredientes da massa em uma tigela e mexa tudo com o auxílio de um fouet até ficar uma mistura homogênea. 
4-Em uma panela, derreta a manteiga e acrescente a mistura preparada anteriormente, mexendo sempre com o auxílio de uma colher de pau, até que forme uma bola de massa que se desprega do fundo da panela. 
Receita prática de salgado coxa creme
5-Retire a massa da panela, disponha-a em cima de uma bancada, deixe amornar um pouco e a solve, até ficar uma massa bem lisinha. Deixe a massa esfriar completamente para utilizá-la.
6- Com o frango frio, retire toda a sua pele, ela sai de maneira fácil.
7,8,9- Pegue uma porção da massa condizente com o tamanho da coxa, ou sobrecoxa, abra-a no formato de um círculo, usando as mãos para isso, e envolva o frango nela, vá puxando a massa para extremidade onde se encontra o ossinho, mas sem cobrí-lo, modelando a coxa creme como se fosse uma coxinha de festa. 
Receita prática de salgado coxa creme
10- Proceda da mesma maneira com o restante do frango. Se você estiver usando sobrecoxa, assim como eu usei nessa receita, não precisa dá a ele o formato de uma coxinha, ok?
11, 12- Misture as 4 claras com o ovo, usando para isso um garfo e tempere essa mistura com mostarda, pimenta, orégano e sal a gosto, acrescente também um pouco de sal na farinha de rosca. Vá empanando uma peça de cada vez, passando-a primeiro pelo o ovo e, logo em seguida, na farinha de rosca.
Receita prática de salgado coxa creme
13, 14- Para ficar com uma casquinha bem mais crocante, passe novamente as suas coxas (ou sobrecoxas) pelo ovo e pela farinha de rosca.
15- Em uma panela, esquente óleo o suficiente para que as coxas fiquem imersas. Frite duas por vez, o oléo não pode está quente demais, o ideal é que ele esteja numa temperatura média, para que as suas coxas fiquem douradinhas na medida certa. Depois de fritinhas, retire-as do oleó com uma escumadeira e coloque-as sobre papel toalha para absorver o excesso do óleo. Sirva-as acompanhadas pelo molho de sua preferência.