Hoje trago uma deliciosa opção de gratinado de frango com batatas para o almoço, ou se desejar para o jantar, que rende bastante, por tanto ideal para ser feito quando há muita gente em casa. Um prato principal muito saboroso e fácil de preparar, que fez  bastante sucesso aqui em casa e que também fará na sua! Na receita de hoje, adicionei ricota ao molho de tomate e ele ficou nota mil, super especial mesmo, uma ótima dica para deixar seu molho de tomate ainda mais gostoso, experimente!!!
Beijos e um lindo dia a todos!!!!
Receita prática de gratinado de frango com batatas
Receita prática de gratinado de frango com batatas
Ingredientes:
500 grs de peito de frango
4 batatas médias cozidas e fatiadas
1 cebola cortada em lâminas
1 pimentão cortado em lâminas (da cor que preferir)
300 ml de molho de tomate pronto
3 dentes de alhos picadinhos (para o molho de tomate)
1/2 cebola picadinha (para o molho de tomate)
200 grs de ricota
300 grs de muçarela fatiada ou ralada
2 colheres (sopa) de mostarda para o frango
Suco e raspas de 1 limão (para temperar o frango)
Erva de provence a gosto (ou a que você preferir)
Orégano a gosto
Pimenta vermelha a gosto
Pimenta do reino a gosto
Azeite
Sal a gosto
Modo de preparo:
Receita prática de gratinado de frango com batatas
1- Tempere o frango com o suco, as raspas do limão, a mostarda, a pimenta do reino, a erva de provence, a pimenta vermelha e o sal. Envolva bem o frango nesses têmperos e leve-o à geladeira por 30 minutos para tomar gosto. Passado os 30 minutinhos, retire-o da geladeira, aqueça uns fios de azeite em uma frigideira e frite o frango até ele ficar douradinho, reserve.
2-Na mesma frigideira onde fritou o frango, coloque mais uns fiozinhos de azeite e acrescente a cebola e o pimentão para que eles dêem uma murchada de leve. Retire do fogo e reserve.
3- Em uma panela, aqueça uns fios de azeite e doure a cebola e o alho picadinhos. Em seguida, adicione o molho pronto de tomate, tempere com  pimenta do reino, orégano, erva de provence e sal (tudo a gosto). Deixe o molho cozinhar no fogo baixo por cerca de 10 minutinhos.
4- Passado os 10 minutinhos, acrescente a ricota ao molho, uns fios de azeite e mexa-o para misturar os ingredientes e ficar um molho homogêneo.
5- Cubra o fundo de um refratário com um pouco do molho
Receita prática de gratinado de frango com batatas
6- Disponha as batatas por cima do molho (cozinhe antes as batatas em água com 1/2 cubinho de caldo de legumes para que elas fiquem temperadinhas).
7- Fatie os peitos de frango, espalhe um pouco da cebola e do pimentão sobre as batatas. Por cima da cebola e do pimentão, acrescente o frango fatiado.
8- Coloque mais uma camada de cebola e pimentão.
9- Despeje o molho  por cima.
10- Por último, acrescente o queijo muçarela e leve ao forno pré aquecido por aproximadamente 25 minutos. Sirva quente.
Receita prática de gratinado de frango com batatas