Um dia desses, acordei com uma vontade imensa de assar um bolinho simples para acompanhar com um cafezinho. Fui super feliz para cozinha com o intuíto de prepará-lo e, ao abrir a geladeira, para meu desespero, não havia um ovinho se quer para contar história, e também estava com uma baita preguiça de sair para comprar ovos no supermercado. Por tanto, fui pesquisar na net um bolo que não levasse ovo e acabei encontrando essa receita aqui. Mas confesso que fui para a cozinha com um pezinho atrás, como poderia um bolo sem ovo dá certo, pelo menos, eu nunca havia preparado bolos sem ovos, mas como eu sou curiosa, resolvi testá-lo e fiquei pasmaaaa com o resultado, o bolo cresceu lindamente. A receita me rendeu uma fôrma de tamanho grande e seis muffins. Resumo da ópera: Claro que bolos que levam ovos ficam mais leves, mas esse, de fato, me surpreendeu porque ficou com uma textura e um sabor que me agradou bastante, ideal para ser acompanhado por um cafezinho. E você, o que está esperando para fazer o seu, acabarem os ovos em casa? (risos)
Beijos e até a próxima!!!!!!
Bolo sem ovos
Ingredientes da massa branca de baunilha:
2 xícaras (chá) de farinha trigo
1 xícara de chá de açúcar mascavo
1/2 xícara (chá) de óleo vegetal
1 1/2 xícara (chá) de leite
1 colher (sopa) cheia de fermento em pó
1 colher (sopa) de extrato de baunilha
1 maçã ralada (por minha conta)
Ingredientes da massa de chocolate:
2 xícaras (chá) de farinha trigo
1 xícara (chá) de açúcar mascavo
1/2 xícara de chá óleo vegetal
1/2 de xícara (chá) de cacau em pó
1 1/2 xícara de água
Cobertura:
1 xícara (chá) de açúcar de confeiteiro
Suco de 1 limão
Modo de preparo do bolo:
Prepare as massas em vasilhas separadas, misturando bem todos os ingredientes de cada uma, nem precisa usar batedeira, com um fouet ou colher de pau, você irá mexer as massas até ficarem bem homogêneas. Unte e enfarinhe uma fôrma grande de buraco central. Despeje primeiro a massa branca e, em seguida, a massa de chocolate. Leve o bolo para assar no forno pré-aquecido a 180°c por aproximadamente 35 minutos, até ficar a superfície douradinha. Retire o bolo do forno só desenforme-o depois que ele estiver frio.
Modo de preparo da cobertura:
Misture aos poucos o suco de 1 limão pequeno, até formar uma consistência pastosa, se colocar muito suco de limão, a consistência da cobertura vai ficar líquida e não dará esse efeito do meu bolo, ok
!