Eu nunca havia preparado um bolo que levasse manteiga de amendoim na massa. E, um dia desses, visitando a cozinha maravilhosa da Patrícia, me deparei com esse bolo aqui, e o título da receita foi logo me chamando atenção: "Bolo de iogurte e manteiga de amendoim com cobertura de ganache"!!! Ahhh, mas não deu outra, como eu tinha manteiga de amendoim e todos os outros ingredientes disponíveis na minha cozinha para o bolo (dessa vez, não faltaram os ovos, hahaha), não pensei duas vezes e fui prepará-lo!!! O único item que me faltou mesmo no momento foi o chocolate meio amargo, mas não me abalei de forma alguma, já que substituí a ganache por uma calda de chocolate estupendaaaa, que não merece papel de coadjuvante, e sim de personagem principal juntamente com o bolo!!!!! A receita de hoje foi aprovadíssima, amei a textura macia e a suavidade da manteiga de amendoim do bolo, que combinou muitíssimo bem com a calda de chocolate, com certeza terá repeteco dele aqui em casa!!!
Beijinhos e até a próxima!!!!!

Bolo de manteiga de amendoim coberto por uma deliciosa calda de chocolate




Bolo de amendoim cobertto por uma delicosa calda de chocolate

Ingredientes:
Bolo
1 xícara (260g) de iogurte natural integral
3 ovos grandes
2 colheres (chá) de extrato de baunilha
2 ¼ xícaras (315g) de farinha de trigo
1 colher (chá) de fermento em pó
½ colher (chá) de bicarbonato de sódio
½ colher (chá) de sal
½ xícara (113g) de manteiga sem sal, amolecida
1 xícara de manteiga de amendoim 
1 ¼ xícaras (250g) de açúcar demerara ou cristal

Calda de chocolate:
200 ml de creme de leite fresco
6 colheres(sopa) de cacau em pó
2 colheres (sopa) de açucar mascavo
1 colher (sopa) de amido de milho
1 colher (sopa)  de mel Karo

Modo de preparo:
Bolo
Em uma vasilha, misture o iogurte, os ovos e a baunilha com o auxílio de fouet até ficar uma mistura homogênea, reserve. Em uma outra vasilha, misture a farinha, o fermento, o bicarbonato e o sal, reserve.
Na tigela grande da batedeira, coloque a manteiga, a manteiga de amendoim, o açúcar mascavo e bata por cerca de 3 minutos, até formar um creme claro e fofo. Em seguida,
com a batedeira na velocidade baixa, vá acrescentando os ingredientes secos em três adições alternando com a mistura de iogurte em duas adições (comece e termine com os ingredientes secos). Unte e enfarinhe uma fôrma com buraco central, despeje a massa dentro dela e leve-a ao forno pré aquecido à 180°c por aproximadamente 35 minutos, ou faça o teste do palito. Retire o bolo do forno e só desenforme-o depois de frio.

Calda de chocolate
Coloque todo os ingredientes em uma panela, com exceção do mel caro, leve ao forno, mexendo sempre até a calda engrossar. Quando a calda estiver bem grossinha, desligue o fogo, acrescente o mel caro e mexa tudo. Disponha a calda em uma vasilha e leve-a para geladeira por cerca de 20 minutinhos antes de utilizá-la no bolo. Em seguida, despeje a calda sobre o bolo.