As tortillas de hoje são para aquelas pessoas que gostam de uma comidinha bem apimentada, e eu adorooo!!! Na realidade, aprendi a gostar de pratos com pimenta quando morei no México, pois em qualquer restaurante que íamos, os pratos sempre eram muito apimentados, por tanto não havia outra jeito, a não ser me acostumar com a culinária mexicana, penso até que as crianças de lá já apreciam a pimenta desde muito pequeninas, isso já faz parte da cultura. De qualquer forma, a pimenta é uma especiaria que deixa os pratos muito mais saborosos, podendo dosar a quantidade de ardência que você preferir, bastando para isso, colocar mais ou menos pimenta na composição da receita.
Beijos e até a próxima!!!!! 







Ingredientes:
1 pacote de tortillas mexicanas
250 gr de queijo muçarela( usei o de búfala)
Alface cortada em tiras
600 grs de carne (coxão duro, alcatra,  lagarto)
1 cebola roxa grande cortada em lâminas
1 pimentão vermelho grande cortado em lâminas
3 dentes de alhos picadinhos
1/2 xícara de molho de tomate
2 colheres (sopa) de extrato de tomate concentrado
3 colheres (sopa) de shoyo
1 colher (sopa) de mostarda em grãos
2  pimentas jalapeño em conserva picadinhas
1 colher (sopa) de pimente chipotle (pimenta tabasco)
1/2 colher (chá) de piripiri
1/2 colher (chá) de cominho
1/2 colher (chá) de páprica
1 colher (chá) de orégano
1/2 caldinho de carne esfarelado
5 colheres (sopa) de vinagre branco 
Azeitonas picadas a gosto
1/2 xícara de cebolinha picadinha
Sal a gosto
Azeite

Modo de preparo:
Corte a carne em pedaços grandes. Coloque a carne na panela de pressão e cubra-a com água até que toda a carne esteja coberta (eu acrescentei 3 folhas de louro). Leve a panela ao fogo e quando começar a pegar pressão, deixe por mais 40 minutos no fogo. Retire a pressão da panela e desfie a carne com o auxílio de um garfo. Em seguida, doure a cebola e o alho no azeite, adicione o pimentão,  a carne e mexa tudo. Depois vá colocando os demais ingredientes que são o caldo de carne esfarelado, o piripiri, o cominho, o orégano, a páprica, a pimenta jalapeño cortadinha, o molho de pimentachipotle, as azeitonas, a mostarda, o vinagre, o extrato de tomate e o molho de tomate.  Deixe a carne apurar no fogo por cerca de 15 minutinhos, mexendo sempre para não pregar no fundo da panela, lembre-se que ela quase não tem caldo, acerte o sal. Desligue o fogo e acrescente as cebolinhas picadinhas.

Montagem:
 Coloque em cada tortilla uma porção da carne enchilada, fatias de queijo, disponha-as em um refratário e leve ao forno pré-aquecido a 180°c por cerca de 15 minutos. Retire do forno e coloque alface cortada em tirinhas em cada tortilla. Sirva em seguida, acompanhado por pimenta tabasco.