Quando eu bati meus olhinhos no bolo de Tiramisú da Violeta, eu dei um longo suspiro e uma voz interior falou comigo assim:" Rosângela, você tem que preparar esse lindo bolo, afinal de contas, você o merece"!!!!! E fiquei vários dias com essa voz interior clamando pelo bolo de Tiramisú da Violeta!!!! Até que, finalmente, resolvi dá ouvidos a ela. Na realidade, essa vozinha gulosa era o meu próprio desejo de experimentar o Tiramisú, que é uma das minhas sobremesas preferidas, na forma criativa de bolo. Por tanto, arregacei as mangas e o preparei com toda a dedicação necessaria, e o resultado é esse que vocês estão vendo nas imagens abaixo: Um bolo incrivelmente macio com um recheio super suave, sem ser enjoativo e com aquele gostinho maravilhoso de Tiramisu!!!!!
Tenho que agradecer imensamente a Violeta por ter dividido está receita preciosíssima conosco!!!!!
Se vocês não conhecem ainda o cantinho dela, dá uma clicada aqui, tenho certeza que todos irão apreciar suas deliciosas e lindas  receitas!!!!
Beijos e até a próxima!!!!!!













Ingredientes:
Massa:
5 ovos médios
175 grs de farinha de trigo
150 grs de açúcar
1 saquinho de açucar baunilhado
1 pitada de sal
Recheio:
300 gramas de queijo mascarpone (usei um pote de 250 gr)
300 ml de creme de leite fresco (usei 200 ml)
1 gema de ovo
60 grs de açúcar
2 colheres (sopa) de açucar de confeiteiro
1 saquinho de açucar baunilhado
Xarope de café (para molhar o bolo):
120 ml de água
60 grs de açúcar
2 colheres (sopa) de café expresso
2 colheres(sopa) de rum escuro
Cobertura:
300 ml de creme de leite fresco
2 colheres (sopa) de açúcar de confeiteiro
1 saquinho de chantifix (eu nao usei)
Cacau em pó para polvilhar
Modo de preparo:
Massa:
Comece separando as gemas das claras. Na tigela grande da batedeira, bata as claras juntamente com o açúcar baunilhado e a pitada de sal. Em seguida, adicione açúcar aos poucos, sem para de bater, até obter uma consistência bem firme. Estando as claras bem firmes, vá acrescentando a gema uma de cada vez. Só adicone a próxima gema depois de bem batida a anterior. Desligue a batedeira, peneire a farinha e acrescente-a ao poucos, mexendo com o auxílio de um fouet ou espátula de silicone, executando movimentos circulres até que toda a farinha esteja bem encorporada ( antes que alguém tenha alguma dúvida, essa massa não leva fermento e cresce que é um espetáculo, ameiii!!!). Unte e enfarinhe uma forma circular de 22 cm de diâmetro (ou use papel manteiga no fundo de uma fôrma desmontável, foi o que eu fiz, e untei apenas as laterias com um pouco de azeite, já que a minha fôrma era de teflon). Despeje a massa sobre a fôrma e leve ao forno pré-aquecido por aproximadamnete 30-35 minutos. Não abra o forno nos 20 primeiros minutos. Faça o teste do palito no meio do bolo, se sair limpo, é porque já está pronto. Retire do forno e só desenforme-o depois que ele esteja frio, reserve-o.
Recheio
Em uma tigela da batedeira, acrescente o mascarpone, os 60 gramas de açúcar, a gema e bata bem até forma um creme homogêneo (cerca de 5 minutinhos), reserve-o na geladeira. Em uma outra tigela, bata o creme de leite fresco (que tem que está geladíssimo, para isso eu deixo cerca de 20 minutos dentro do freezer, antes de utilizá-lo). Acrescente o açúcar baunilhado e bata mais até obter picos firmes( se você quiser, pode utilizar o chantifix, mas eu não coloquei). Misture o chantilly ao creme de mascarpone com o auxílio de uma espátula de silicone, até formar um creme homogêneo, reserve-o na geladeira.
 Xarope de café (para molhar o bolo):
Em uma panela pequena, misture a água, o açúcar e leve ao fogo médio . Quando levantar fervura, desligue o fogo, deixe esfriar um pouco para adicionar o café e orum escuro.
Cobertura:
Bata o creme de leite, que tem que está geladíssimo, e vá adicionando as 2 colheres de açúcar de confeiteiro. Bata até formar picos firmes. Reserve-o na geladeira.
Montagem:
Com o bolo frio, corte-o ao meio, formando 2 discos. Disponha um dos discos em um prato e molhe-o com metade do xarope de café. Em seguida, acrescente  o recheio de mascarpone . Disponha a outra parte do disco sobre o creme e molhe-o com o restante do xarope.
Cubra o bolo com chantilly, polvilhe cacau em pó por cima dele. Na minha decoração, eu usei os biscoitos champanhe partidos ao meio nas laterais do bolo. Se quiser, pode reservar uma pequena parte do creme de mascarpone para decoração, usando um saco de confeitiero com  bico estrela, mas como eu utilizei um pouco menos de mascarpone e chantilly, acabei usando todo o creme no recheio, e o que eu coloquei na minha decoração foram umas florzinhas de ganache de chocolate branco. Depois do bolo decorado, mantenha-o na geladeira.