A Marininha, minha filhota encantadora, fez 3 aninhos semana passada, e ela me pediu um bolo de sorvete. Claro que atendi ao seu inusitado pedido e confeccionei um bolo de acordo com o desejo dela, decorando-o com casquinhas de sorvete, sendo que as bolas de sorvete foram feitas com o recheio de buttercream de chocolate, resultando numa consistência bem parecida com a de sorvete de verdade, mas que não se desmancha. O recheio ficou com a cor do bolo e nas fotos até parece que ele não está recheado, mas não se iludam, ele é super delicioso, levinho e fica parecendo uma mousse. Vocês não imaginam a alegria da filhota ao ver o bolo pronto, os olhinhos brilharam, e ela veio correndo em minha direção, com um largo sorriso no rosto, para me abraçar, ahhhhhh, essa imagem ficou para sempre eternizada no meu coração!!!!
Um belíssimo dia a todos!!!!!










Marina apagando as velinhas, e a Sofia já de olho para atacar o bolo!!!!!!!

Ingredientes:
Bolo:
6 gemas
1 xícara (chá) de açúcar
1/2 xícara (chá) de creme de leite sem soro
1 e 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo
1/2 xícara (chá) de amido de milho
1/2 xícara (chá) de chocolate em pó
1 colher (sopa) de fermento em pó
6 claras em neve

Para umedecer o bolo:
1/2 xícara (chá) de leite
1/2 xícara de leite condensado
1 colher (sopa) de chocolate em pó

Recheio:
500 ml de leite
1/2 lata de leite condensado
3 gemas
150 grs de chocolate meio amargo 
80 grs de açúcar
50 grs de  amido de milho
1 colher (sopa) de essência de baunilha
100 grs de manteiga

Cobertura:
300 ml de creme de leite fresco
3 colheres (sopa) de açúcar de confeiteiro
Corante rosa

Calda de chocolate para derramar por cima do bolo:
8 colheres (sopa) de leite
8 colheres (sopa) de chocolatado em pó
2 colheres (sopa) de açúcar 
1/2 colher (chá) de amido de milho

Modo de preparo:
Bolo:
Na batedeira, bata as gemas, o açúcar e o creme de leite. Continue batendo e acrescente aos poucos a farinha, o amido de milho e o chocolate. Misture o fermento em pó e as claras batidas em neve. Despeje a massa numa fôrma redonda de 24 cm de diâmetro untada com manteiga (ou margarina) e polvilhada com farinha de trigo, leve-a ao forno pré-aquecido a 180ºC por aproximadamente 35-40 minutos, ou faça o teste do palito. Deixe esfriar completamente para cortar o bolo ao meio. Reserve.

Recheio:
Em uma panela, coloque o leite, o leite condensado, as gemas, o açucar, o amido de milho, a baunilha e mexa tudo com o auxílio de um fouet até obter uma mistura homogênea. Leve a panela ao fogo médio, adicione o chocolate meio amargo picadinho e mexa, até o creme engrossar. Leve o creme ao freezer por 30 minutos (eu prefiro por o creme no freezer do que na galadeira, porque ele fica com uma consistência mais durinha).  Na batedeira, bata a manteiga até ficar numa consitência pastosa, cerca de 3 minutos. Em seguida, adicione o creme que estava no congelador à manteiga e bata por mais 2 minutos até formar um recheio liso e homogêneo. Separe 1/3 do recheio pronto para a decoração do bolo.

Cobertura:
Bata o creme de leite, que tem que está geladíssimo, e vá adicionando as 3 colheres de açúcar de confeiteiro. Coloque o corante até obter a tonalidade desejada e bata até formar picos firmes. Reserve-o na geladeira.

Calda de chocolate para derramar por cima do bolo: 
Numa panela, misture o leite, o chocolate em pó, o açúcar, o amido de milho e leve ao fogo, mexendo sempre, até engrossar. Leve a calda pronta à geladeira e só utilize-a depois de fria.

Montagem:
Coloque metade do bolo cortado em um prato e umedeça-o com a mistura de leite, chocolate e leite condensado. Cubra-o com o recheio. Em seguida, coloque a última camada do bolo por cima do recheio e umedeça-o com o restante da mistura. Cubra o bolo com o chantilly e despeje a calda de chocolate em cima do bolo, tendo o cuidado para que a calda não cubra todo o bolo, porque o interessante é  deixar parte do chantilly visível. Com 1/3 do recheio reservado, faça duas bolas e coloque cada bola em cima de 1 casquinha de sorvete, depois é só virar as casquinhas em cima do bolo. Se quiser, pode dispor brigadeiros nas laterais do bolo.