Hoje eu trago para vocês, a minha versão salgada do pão povítica que eu já havia postado aqui, uma linda e saborosa receita que aprendi com a queridíssima Renata do blog Testado, Provado e Aprovado!!!! Eu com as minhas inquietações em fazer um pão salgado diferente, logo lembrei do pão povítica doce (que para mim é o melhor pão doce com recheio de nozes que eu já comi) e pensei por que não fazê-lo com um recheio salgado? Então, corri para a cozinha e coloquei essa idéia em prática. Segui a risca a receita da massa, apenas acrescentando a ela uma colher (chá) de curry e diminuindo um pouco do açúcar. Em relação ao recheio, teria que ser um que ficasse com a consistência do recheio de nozes da versão doce, para poder espalhá-lo homogeneamente por toda a massa aberta, para isso usei um multiprocessador e processei o recheio, dessa forma, obtive uma consistência ideal! O resultado dessa inusitada peripécia foi a desse pão maravilhoso, com um visual bem bacana e super delicioso das imagens abaixo!!!!
Espero que tenham gostado!!!
Beijos e um super domingo para todos!!!!!








Ingredientes:
Massa:
Para a fermentação:
½ colh. de chá de açúcar
¼ colh. de chá de farinha de trigo
2 colh. de sopa de água morna
1 ½ colh. de chá de fermento biológico seco
Para a massa:
1/2 xíc. de leite integral
2 colh de sopa de açúcar
3/4 de colh. de chá de sal
1 colher de chá de curry
1 ovo grande ligeiramente batido
1 colher de sopa de manteiga sem sal, derretida
2 xíc. de farinha de trigo (aproximadamente)
Recheio:
300 grs de linguiça sem pele de sua preferência
150 gramas de tomates secos
1 cebola média
3 dentes de alho
12 azeitonas verdes 
1/2 xícara de molho de tomate pronto
Manjericão a gosto
Pimenta do reino a gosto
Sal a gosto

Modo de preparo:
Massa:
Numa tigelinha, misture o açúcar, a farinha e o fermento e junte a água. Misture bem, cubra e deixe descansar uns 5 minutos até ficar espumoso.
Esquente o leite até começar a espumar mas não deixe levantar fervura. Apague o fogo e deixe amornar.
Em uma tigela grande, misture o leite, o curry, o açúcar e o sal. Junte o ovo, a mistura de fermento, a manteiga derretida e 1/2 xícara da farinha e misture bem.
Adicione farinha aos poucos, misturando bem até que fique difícil de mexer com a colher.
Passe a massa para uma superfície enfarinhada e sove bem a massa, encorporando farinha aos pouquinhos, até ficar macia, lisa e não grudar mais.
Coloque a massa em uma tigela untada com óleo e vire-a para que fique untada por todos os lados.
Cubra com um plástico e deixe descansar até dobrar de volume, de 1 a 2 horas.
Recheio:
Em uma panela, aqueça o azeite e refogue a cebola e o alho picadinhos. Coloque a linguiça, tempere-a com pimenta do reino,  sal a gosto e deixe-a ficar douradinha, reserve. Coloque em um multiprocessador, o tomate seco, o molho de tomate, as azeitonas, o majericao e a linguiça juntamente com a cebola e o alho. Processe tudo até ficar como uma pasta, reserve.

Montagem:
Prepare uma toalha de mesa bem limpa e forre uma mesa ou bancada para abrir a massa. Polvilhe a toalha com um pouquinho de farinha de trigo (use o mínimo possível).
Abra a massa com o rolo até que fique bem fina. Para afiná-la mais ainda, estique-a usando o dorso das mãos . A massa deve ficar bem fininha.
Espalhe o recheio uniformemente sobre toda a superfície da massa, e depois enrole como um rocambole, usando a toalha para auxiliar.
Vai ficar um rocambole comprido e fino que deverá ser acomodado num formato de espiral numa forma de pão de forma.
Deixar descansar 30 minutos. 
Pincele o pão com 2 colh. de sopa de café preparado bem forte (frio) e adoçado com ½ colh. de chá de açúcar. Polvilhe queijo parmesão raldo e orégano.
Pré-aqueça o forno a 180°C (moderado). Asse a esta temperatura por 15 minutos, depois diminua para 150°C (bem fraco) e asse por mais uns 45 minutos. Se achar que ele está corando demais, poderá proteger com papel alumínio.
Retire do forno, pincele com manteiga derretida .
Aqui tem um vídeo, que explica diretinho processo de montagem, o que eu fiz de diferente foi trocar o recheio doce por um salgado.