Cozido é aquela típica comida que é feita geralmente aos domingos para receber os familiares e amigos, já que rende bastante, além de ser super saboroso, bem ao menos na minha família é assim que funciona e todo mundo adora!!!!! O cozido é um prato super versátil, porque podemos utilizar os legumes da nossa preferência, no meu caso, eu gosto muito de adicionar a ele abobrinha ao invés do chuchu. O de hoje foi feito sem a abóbora, porque eu não a tinha aqui em casa, mas é muito interessante preparar o cozido com ela, já que a abóbora é docinha, o que dá um toque especial ao prato!!!!!! 
Beijinhos e até a próxima!!!!!!!




Ingredientes:
500 g de músculo bovino cortado em cubos médios
200 g de lingüiça defumada cortada em rodelas
150 g de costelinha suína
150 g de bacon cortado em cubos
1 cebola grande cortada em cubinhos
1 alho poró médio cortado em rodelas
5 dentes de alho
3 folhas de louro
1 pimentão vermelho picadinho
2 tomates sem pele e semente picadinhos
 5 batatas cortadas em cubos grandes
4 cenouras grandes cortadas em rodelas
3 abobrinhas médias cortada em cubos grandes
200 g de vagens
1/2 xícara de molho de tomate
2 colhréres (sopa) de shoyo
5 colheres (sopa) de azeite
1/2 colher (chá) de cominho
1/2 colher(chá) de páprica
2 cubos de caldo de carne dissolvidos em 2 litros de água
3/4 xícara de cheiro verde picadinho
2 pimentas dedo de moça picadinha
Pimenta do reino a gosto
Sal a gosto
Modo de preparo:
Em uma panela de pressão,  aqueça o azeite de oliva e refogue a cebola, o olho poró e o alho. Em seguida, adicione as carnes. Quando as carnes estiverem bem douradinhas (com o fundo da panela escurinho), acrescente as folhas de louro, o pimentão, os tomates, metade do cheiro verde picadinho, o cominho, a páprica, a pimenta dedo de moça, o molho de tomate, o shoyo, a pimenta do reino e o sal a gosto, mexa tudo com o auxílio de uma colher de pau, cubra com a água fervente, onde foi dissolvido os cubinhos de carne. Feche a panela, quando começar a pegar pressão ,conte 40 minutos. Depois desse tempo, retire toda a pressão, adicione as batatas, as cenouras, feche a panela e volte ao fogo novamente. Quando começar a pegar pressão, conte mais 7 minutos, tempo suficiente para que as batatas estejam cozidas. Depois dos 8 minutos, retire toda a pressão, remova as batatas (deixe ainda as cenouras para terminarem de serem cozidas) e coloque agora as abobrinhas e as vagens. Leve a panela mais uma vez ao fogo e conte mais 5 minutos depois que pegar a pressão. Passado os 3 minutos, retire toda a pressão, abra a panela e verifique se todos os legumes estão cozidos. Coloque novamente as batatas na panela, salpique a outra metade do cheiro verde e corrija o sal, se necessário.
Pirão
Coloque 2/3 do líquido do cozido em uma panela. Vá colocando aos poucos a farinha de mandioca no líquido e mexendo sempre com o auxílio de uma colher de pau.  A farinha tem que ser colocada aos pouquinhos, para que o pirão fique bem homogêneo e sem grumos.

*Na hora de servir, você pode, se quiser, separar os legumes das carnes. Coloque as carnes em um refratário e os legumes em outro. Sirva acompanhados pelo pirão e arroz branco.
*Você pode também colocar outros legumes, como abóbora, milho, chuchu, etc.