Amanhã cameça o último mês do ano, já entramos definitivamente no clima natalino, tanta coisa boa  aconteceu esse ano para mim, só tenho que agradecer a Deus!!!!!!
Aqui na Alemanha, as temperaturas já estão baixando drasticamente, e com esse friozinho me bate uma vontade enorme de colocar a mão na massa e fazer um pão. Bem, o pão de hoje é, na realidade, um chocotone que eu vi aqui, achei a receita interessante, e resolvi testá-la. Como não tinha a essência de panetone, resolvi substituir pelo extrato de baunilha, o que deixou o chocotone com um perfume maravilhoso. Uma receita irresistível para ser feita agora no período de festas de final de ano!!!!
Beijos e que dezembro seja um mês de acontecimentos maravilhosos nas vidas de todos nós!!!!








Ingredientes
2 tabletes de fermento fresco para pão (30 g)
1 colher (sobremesa) de sal
1 xícara (chá) de leite
2 xícaras (chá) de água
1 colher (chá) de essência de panetone
3 ovos
6 colheres (sopa) de manteiga
1 xícara (chá) de açúcar
1 kg de farinha de trigo
1 xícara (chá) de chocolate amargo cortado em pedaços não muito pequenos

Modo de preparo:
 Bata no liquidificador, na velocidade pulsar, o fermento e o sal. Adicione o leite, a água e a essência de panetone e bata novamente na velocidade pulsar. Adicione os ovos e bata por alguns segundos. Transfira esse líquido para a batedeira e acrescente a manteiga. Ligue a batedeira na velocidade baixa e adicione o açúcar aos poucos. Bata até ficar homogêneo e desligue o motor. Junte aproximadamente 1 kg de farinha aos poucos e misture até que forme uma massa grudenta. Polvilhe uma superfície lisa com a farinha restante e ponha a massa. Trabalhe a massa com as mãos até que ela comece a se desgrudar da superfície e das mãos, não coloque farinha em excesso, para que a massa não fique dura. Divida a massa em quatro partes e ponha em cada uma 1/4 de xícara (chá) de pedaços de chocolate. Trabalhe a massa mais um pouco para incorporar bem o chocolate e ponha cada massa em uma forma própria para panetone de 500 g. Asse até dourar. 

* Eu fiz metade da receita, como não tinha a forma para panetone, coloquei em um refratário redondo com as laterias largas e untei com manteiga.