Bolos de maçãs sempre são muito perfumados, e eu adoro fazê-los, já que o aroma inebriante das maçãs se espalha por toda a casa. O bolo de hoje é mais uma receitinha da Technicolor Kitchen, fiz algumas alterações, acabei colocando um pote de iogurte natural na massa, já que a achei muito pesada, por tanto, o iogurte deu uma leveza ao bolo, deixando-o bem fofinho, mas penso que sem ele o bolo ficaria mais denso, o que não é nada mal para um bolo de maçãs, de uma próxima vez, não colocarei o iogurte. Também fiz pequenas alterações nas quantidades dos ingredientes para o caramelo. Se você quiser fazer a receita original, dá uma olhada aqui, de qualquer forma esse bolo é um espetáculo, a casquinha de caramelo é irresistível!!!!!!
Beijos e até a próxima!!!!!!















Ingredientes
3 xícaras (420g) de farinha de trigo
1 colher (chá) de sal
1 colher (chá) de bicarbonato de sódio (nao usei)
1 colher (sopa) de fermento em pó (por minha conta)
1 ¼ xícaras (300ml) de óleo (usei 260ml)
2 xícaras (400g) de açúcar granulado (usei 1 e 3/4 xícara)
1 pote de iogurte natural( 150ml) (adicionei por minha conta)
3 ovos grandes
2 maçãs verdes (do tipo Granny Smith), descascadas e picadas em cubinhos de 1cm (usei gala)
Casquinha de caramelo:
½ xícara (113g) de manteiga sem sal (usei 80 grs)
¼ xícara (60ml) de creme de leite fresco (usei 100ml)
1 xícara (175g) de açúcar mascavo claro – aperte-o na xícara na hora de medir
1 colher (chá) de extrato de baunilha

Modo de preparo:
Bolo:
Coloque  em uma tigela, a farinha,  o bicarbonato, o fermento em pó e misture. Em uma outra tigela, misture o óleo e o açúcar, com o auxílio de um fouet. Vá adicionando os ovos, um a um, e misture. Acrescente o iogurte e mexa. Em seguida, adicione os ingredientes secos e misture até obter uma massa homogênea. Por último, acrescente as maçãs e misture delicadamente. Unte e enfarinhe uma fôrma de furo central grande, despeje a massa sobre ela e leve para assar no forno preaquecido a 180°c por aproximadamente 40 minutos, faça o teste do palito. Deixe esfriar ligeiramente.
Caramelo:
Coloque a manteiga, o creme de leite e o açúcar mascavo numa panela e leve ao fogo médio, mexendo, até que forme um caramelo com uma consistência mais para grossa do que para líquida. Retire do foto e acrescente a baunilha.
 Faça furinhos com um palito de dente  sobre o bolo e despeje o caramelo quente sobre ele e  Deixe o bolo esfriar completamente. Vire o bolo sobre um prato, e em seguida repita o processo novamente para que a casquinha de caramelo fique virada para cima.