NÃo resisto a um bolo de banana, e se ele tiver, nozes, chocolate e uma caldinha  de caramelo por cima dele, aí fica difícil comer apenas uma fatia. Quando eu vi esse bolo na Patrícia, fui correndo direto para a cozinha ver se eu tinha todos os ingredientes disponíveis, só nao tinha o cravo em pó, mas os outros, estavam todos lá esperando para virarem esse bolo magnífico e super perfumado!!!!!!!!!!
Beijos e até a próxima!!!!!








Ingredientes:
Bolo:
2 xícaras (280g) de farinha de trigo
1 colher (chá) de canela
½ colher (chá) de noz-moscada ralada
¼ colher (chá) de cravo em pó
1 colher (chá) de sal
1 colher (chá) de bicarbonato de sódio
3 ovos grandes
1 ¼ xícaras (300ml) de óleo vegetal de sabor suave
1 ¾ xícaras (350g) de açúcar
1 colher (sopa) de baunilha
¾ xícara (75g) de nozes picadas grosseiramente
85g (3oz) de chocolate amargo em pedaços pequenos (do tamanho das gotinhas usadas em cookies)
3 bananas maduras em cubinhos

Caramelo:
½ xícara (88g) de açúcar mascavo – aperte-o na xícara na hora de medir
2 colheres (sopa) de leite integral
4 colheres (sopa) (56g) de manteiga sem sal picada

Modo de preparo:
Peneire a farinha, a canela, a noz-moscada, o sal e o bicarbonato de sódio, reserve.
Em seguida, bata os ovos, o óleo e o açúcar em velocidade média, por cerca de 2 a 3 minutos. Adicione a baunilha e bata mais um pouco.
Em velocidade baixa, acrescente os ingredientes secos aos poucos e bata até que eles estejam incorporados à massa. Por último, acrescente as nozes, o chocolate e as bananas e misture delicadamente com a espátula. Despeje a massa numa fôrma untada e enfarinhada e leve ao forno pré -aquecido a 180°c por aproximadamente 50 minutos.
Faltando  5 ou 10 minutinhos para o bolo terminar de assar, prepare o caramelo. Junte todos os ingredientes numa panelinha e leve ao fogo até que ferva, mexa para que nao queime Deixe ferver por cerca de 5 minutos e retire do fogo.
Assim que o bolo sair do forno, faça vários furinhos nele usando um palito de dente e regue-o com o caramelo, aos pouquinhos, dessa forma toda a cobertura será absorvida pelo bolo. 
Deixe o bolo esfriar completamente antes de desenformá-lo, se nao poderá grudar.

*Assim como a Patrícia fiz meia receita, mas resolvi adicionar a massa 1/2 pote de iogurte, no momento em juntei a baunilha, para dá mais leveza ao bolo, e o resultado me agradou bastante. Usei 2 ovos médios, 2 bananas picadinhas e acrescentei também mais 1 colher de chá de fermento em pó. A fôrma que eu usei foi uma de 20cm de diâmetro sem buraco no meio. Se você fizer a receita completa use uma fôrma maior com cerca de 26 cm de diâmetro, podendo ter um furo central, ou não. No caramelo, eu acrescentei 1/2 xícara de leite usando meia receita.