O bolo de hoje tem uma sabor e uma textura incrível!!!!!!!! Uma receita para lá de especial do Technicolorkitchen, que para mim é ,sem dúvidas, o melhor bolo de banana que eu já experimentei!!!!!! Como posso explicá-lo? Hummm, vejamos se eu consigo: Ele lembra muitíssimo um bolo de caramelo, mas claro que tem o gosto delicioso da banana, que foi caramelada e introduzida à massa, por isso que o bolo tem essa linda cor, além do mais, ele é super macio e tem uma casquinha crocante maravilhosa, não tem como não se render a essa gostosura!!!!! Concordo em gênero, número e grau com a Patrícia: " O melhor bolo de banana jamais feito em minha cozinha".




Ingredientes:
Bananas carameladas:
¾ xícara (150g) de açúcar cristal
¼ xícara (60ml) de água
250g de bananas, em pedacinhos de 2cm
1 colher (sopa) de manteiga sem sal
1 colher (chá) de extrato de baunilha
Bolo:
½ xícara (100g) de açúcar 
¾ xícara (180ml) de óleo de canola (ou outro óleo vegetal de sabor neutro)
2 ovos grandes, de preferência 
¼ xícara (65g) de iogurte natural integral
1 colher (chá) de extrato de baunilha
1 xícara + 1 colher (sopa) - 150g - de farinha de trigo
½ xícara + ½ colher (sopa) - 75g - de farinha integral (usei farinha de trigo)
1 colher (chá) de canela em pó
2 colheres (chá) de fermento em pó
½ colher (chá) de bicarbonato de sódio
1 pitada de sal
Modo de preparo: 
Bananas carameladas:
 Coloque o açúcar e a água em uma frigideira grande (não use antiaderente, porque o fundo preto não vai lhe permitir controlar a cor do caramelo) e leve ao fogo médio, mexendo somente até dissolver o açúcar – depois disso, não mexa mais, apenas gire a panela levemente algumas vezes. Deixe ferver, aumente o fogo e cozinhe até obter um caramelo. Junte as bananas, a manteiga e a baunilha – cuidado pois o caramelo pode espirrar – e cozinhe em fogo médio, mexendo ocasionalmente, até a banana desmanchar levemente no caramelo e a mistura engrossar. Despeje em um prato e deixe esfriar completamente.
Bolo:
Pré-aqueça o forno a 180°C. Unte com manteiga uma forma quadrada de 20cm e forre o fundo da forma com papel manteiga. Unte o papel também*.
Bata o açúcar com o óleo e o os ovos até que a mistura engrosse e fique levemente aerada. Junte as bananas, o iogurte e a baunilha. Desligue a batedeira e peneire as farinhas, a canela, o fermento, o bicarbonato e o sal sobre a mistura, incorporando delicadamente com uma espátula.
Transfira a massa para a forma preparada e asse por cerca de 50 minutos ou até que o bolo cresça e doure (faça o teste do palito).