Essa receita me conquistou desde que a vi aqui no Rainhas do lar, logo me remeti àquelas receitas maravilhosas de final de ano, mas não precisamos esperar pelo fim do ano para fazermos, né? Ela é bem tradicional em Portugal, mas ao invés de ser feita com frango, lá se usa o bacalhau. Bem, ainda não provei com bacalhau, mas posso garantir, sem dúvida alguma, que com o frango ficou realmente deliciosoooo!!!!!!!!!! Uma receita imbatível, que dificilmente não agradará a todos, é para comer rezando mesmo!!! Beijos e até a próximaaa!!!!!!!!!




Ingredientes:
500 grs de peito de frango
200 grs de presunto cortado em tirinhas
 Sal a gosto
Pimenta do reino moída na hora
 2 cebolas pequenas picadas (Usei 2 médias)
5 dentes de alho (por minha conta)
 5 colheres de sopa de manteiga
 2 xícaras  de leite
2 xícara do caldo do cozimento do frango (por minha conta)
2 colheres de sopa de farinha de trigo
 Noz moscada a gosto
1 cenoura ralada (usei 3)
10 azeitonas picadinhas (por minha conta)
2 talos de alho-poró cortados em rodelas
1 xícara de cheiro verde e cebolinha picadinhos (por minha conta)
 4 fatias de pão de forma( usei 5, sem as cascas)
200 ml de leite (para molhar as fatias de pão de forma)
½ xícara de farinha de rosca
 ½ xícara de queijo parmesão ralado grosso
 Azeite
Modo de preparo:
Cozinhe o frango com os seus temperinhos de costume. Depois de cozido e frio, desfie-o e reserve-o. Reserve também 2 xícaras do cozimento do caldo do frango. Coloque duas colheres (sopa) de manteiga e um pouco de azeite em uma panela e doure 1 cebola cortadinha. Em seguida, misture o caldo do cozimento do frango com o leite, adicione as 2 colheres de farinha de trigo e mexa tudo com o cuidado de não deixar nenhum gruminho de farinha. Adicione a mistura de leite, caldo do cozimento do frango e a farinha de trigo na panela em que foi dourada a cebola, mexa até engrossar, tempere com sal, noz moscada  e pimenta do reino, reserve. 
Em outra panela, refogue mais uma cebola( cortei em rodelas finas)  e o alho em 3 colheres de manteiga com um pouco de azeite (dessa forma a manteiga não queima). Junte as cenouras raladas e as rodelas de alho-poró. Quando o alho poró estiver molinho, acrescente o frango desfiado, o presunto em tirinha, as azeitonas picadinhas e as fatias de pão de forma picadinhas e amolecidas no leite, o cheiro verde  e a cebolinha. Misture bem e coloque metade do molho branco. Acerte o sal e apague o fogo. Unte um refratário com manteiga, despeje a mistura sobre ele. Coloque a outra metade do molho branco por cima da mistura. Polvilhe uma mistura feita com 1/2 xícara de farinha de rosca + 1/2 xícara de queijo parmesão ralado grosso. Coloque uns fios de azeite de oliva por cima e leve ao forno médio pré-aquecido para gratinar por 20 minutos.