Essa sobremesa merece ser feita e refeita, sempre, e em qualquer ocasião, porque nada mais delicioso do que um docinho de banana envolto por um creme de baunilha e meregue, geladinho, então, ela é imbatível!!!!! Acho, sinceramente, difícil qualquer mortal resistir a essa tentação em forma de sobremesa, só se alguém não gostar messsssmo de bananas, aí tudo bem , fazer o quê, né!!!!!! O toque diferencial é a baunilha que é usada no meregue e no creme, que dá um sabor especial à sobremesa!!!!! Essa receita estupenda é daqui, dá uma olhadinha nas fotos de lá para näao restar nenhuma dúvida e, realmente, você se convencer a fazê-la, tá? Beijos e um ótimo domingo a todos!!!!!!!



Ingredientes:
Doce de banana:
6 bananas 
6 colheres de sopa de açúcar
 Cravos e canela em casca a gosto
Creme de baunilha:
1 lata de leite condensado
A mesma medida de leite
3 gemas
1 colher de sopa rasa de amido de milho
1 colher de chá de extrato de baunilha
Merengue:
3 claras 
180 g de açúcar
100 ml de água
1 colher de chá de extrato de baunilha
Modo de preparo:
Modo de preparo do doce da banana:
Leve o açúcar ao fogo baixo numa panela e deixe derreter até chegar a cor de caramelo. Junte as bananas picadas, os cravos e a canela e mexa bem para dissolver o caramelo. Deixe no fogo baixo com panela semi aberta,  mexendo de vez em quando, até que engrosse um pouco (cerca de 15 minutos). Reserve.
Modo de preparo do creme de baunilha:
Coloque todos os ingredientes do creme em uma panela, menos a baunilha, incorpore tudo com o auxílio de um fouet. Leve ao fogo médio, mexendo sempre, até engrossar. Retire do fogo, junte a baunilha, misture bem. Mexa o creme, agora fora do fogo até que ele esfrie, dessa forma ele ficará com uma textura lisa e uniforme. 
Modo de preparo do merengue:
Misture o açúcar e a água e leve ao fogo numa panela, não mexa mais,  deixe ferver até chegar em ponto de fio. Se você tiver um termômetro para este fim, deixe que atinja a temperatura de 120º C, sendo que quando atingir 110º C,  comece a bater as claras em neve. Desta forma, quando a calda chegar a temperatura ideal, as claras já estarão prontas para receber a calda. Com a batedeira ligada, vá despejando a calda, vagarosamente, em fio. Depois de toda a calda incorporada às claras, continue batendo por mais uns 10 minutos, até que quase esfrie. Por último, adicione a baunilha e bata mais um pouco.
Montagem:
Despeje  o creme  de baunilha em um  refratário  de 20 por 15 cm. Espalhe o doce de banana por cima. Em seguida, coloque o merengue e faça desenhos com o auxílio de um garfo. Leve ao forno pré-aquecido  até  o meregue ficar douradinho, ou utilize o maçarico culinário. Leve para gelar.