Pãezinhos com batata na massa são definitivamente os meus preferidos, porque a textura da massa fica super macia e úmida, fora que a batata deixa o pão com um gostinho super especial. A receita de hoje, vem lá do nosso queridíssimo Pecado da gula, a Akemi é mestre em fazer pães maravilhosos, enfim, tudo o que ela faz, vamos combinar, que é sucesso garantido. Eu recheei os meus pãezinhos com frango, mas eles ficam super gostosos também sem nenhum um tipo de recheio, ideal para serem servidos com aquele cafezinho no final da tarde, hummm, delícia!!!!!!!!! Vamos a receita:
 




Ingredientes:
500g de batata cozida e amassada ainda quente
1 colher (sopa) de fermento seco para pão (10g)
1 colher (sopa) de açúcar
100ml de leite morno
2 ovos
100g de manteiga em temperatura ambiente
3 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado
1 colher (chá) de sal
600 a 700g de farinha de trigo
Modo de preparo:
Em uma tigela, junte o leite, o fermento, o açúcar e 1/2 xícara de farinha de trigo, mexa tudo e deixe descansando por 15 minutos em um lugar protegido, pode ser dentro do fogão, até virar uma esponja. Enquanto isso, coloque em uma vasilha grande, cerca de 600g de farinha de trigo, a batata morna, os ovos, o sal, a manteiga e a esponja. Misture tudo muito bem até que a farinha esteja totalmente incorporada. Leve a massa à uma batedeira com gancho apropriado para bater massas para pães (caso você tenha) e deixe batendo por cerca de 3 minutos, a massa ficará bem elástica, o que é ideal para que o pão tenha um crescimento adequado e fique fofinho. Se você não tiver a batedeira, coloque a massa em cima de uma mesa de trabalho, que deve está enfarinhada e sove bastante, a medida que você vai sovando, a massa vai ficando pegajosa, parece que vai dá tudo errado, mas esse tipo de massa é assim mesmo, vá adicionando o restante da farinha ao poucos, mas se colocar farinha em excesso a massa ficará dura. A massa depois de pronta ainda ficará grudenta, portanto unte as mãos com óleo, faça uma bola grande com  a massa e coloque-a numa vasilha, que também deve estar levemente untada com óleo. Cubra a vasilha com filme plástico e deixe descansar até a massa dobrar de volume (cerca de 40 minutos).
Depois dos 40 minutos, dê soquinhos na superfície da massa para extrair o ar e vire-a na mesa. Com as mãos untadas com óleo, divida a massa em 18 porções e modele  bolinhas. Coloque as bolinhas numa assadeira com papel manteiga, cubra com um pano de prato seco e deixe descansar por  cerca de 10 minutos.
Depois, recheie cada bolinha com o  que  você desejar, eu coloquei frango desfiado nos meus pãezinhos e os modelei  novamente em formato de bolinhas. Coloque os pãezinhos em uma assadeira grande com papel manteiga, cubra com papel filme e deixe descansar por mais 30 minutos. Depois, pincele ovo batido, salpique gergelim por cima do pãezinhos e leve ao forno pré-aquecido a 180˚C por cerca de 20 a 30 minutos ou até ficarem assados e douradinhos por cima.