Mas outro salgadinho aqui no blog, mas tudo tem uma explicação: Final do mês vamos festejar o aniversário da minha filhota mais nova, e como eu moro aqui na Alemanha tenho que me virar mesmo, ou seja, colocar as mãos na massa e fazer os salgadinhos. E vamos combinar que festinha sem eles não dá, né? Por tanto, estou fazendo e congelando todos eles para a festinha no final do mês. A receita de hoje são essas deliciosas empadinhas de palmito, caso você não queira fazer como empadinhas, e sim como empadão, ou seja, em um só refratário, dá perfeitamente para ser feita. A massa é a mesma do empadão de frango daqui, só o recheio que mudei, ao invés de frango fiz de palmito com catupiry e modelei em empadinhas do tamnho de coquetel, que acabaram me rendendo 50 delas.


Ingredientes da massa:
400 g de farinha de trigo
200 g de manteiga gelada
1 ovo inteiro e 1 gema de ovo batidos para a massa
sal a gosto (pode ser uma colher de chá)
6 colheres de sopa de leite
1 gema de ovo para pincelar a massa
Ingredientes do recheio:
2 latas de palmito picados
200 grs de presunto picadinho
1 cebola grande picadinha
4 dentes de alho picados e amassados
2 tomates picados 
3 colher de sopa de azeite
cheiro verde picado a gosto
1 cubinho de caldo de legumes esfareladinho
200 grs de queijo catupiry
azeitonas picadas a gosto
Pimenta do reino a gosto
Modo de preparo da massa:
Misture em uma tigela o trigo e a manteiga cortadinh até que vire uma farofa,use as pontas dos dedos. Junte os demais ingredientes e amasse bem até obter uma massa lisa e homogênea.Embrulhe com papel filme e leve à geladeira por 30 minutos.
Modo de preparo do recheio:
Em uma panela, aqueça o azeite e coloque a cebola. Quando a cebola começar a ficar transaprente, coloque o alho e frite mais um pouquinho. Agora,o palmito picadino, o presunto picadinho, as azeitonas picadinhas, o caldo de legumes esfarelado, a pimenta do reino e mexa tudo. Em seguida, adicione os tomates picadinhos, apague o fogo e acrescente o cheiro verde a gosto. Deixe o recheio esfriar e, por último, adicione o queijo catupiry ao recheioe misture bem.
Montagem das empadinhas:
Cubra as forminhas com a massa, coloque o recheio em cada uma delas, faca  tampinhas com a massa e feche as empadinhas. Passe por cima de cada empadinha gema de ovo com auxílio de um pincel. Leve ao forno pré-aquecido por cerca 25 minutos ou até que as empadinhas estejam douradinhas. Eu costumo abrir a massa com o rolo e faço circulos com um molde que seja proporcional ao tamanho das forminhas que estou usando, dessa forma acondiciono cada círculo sobre as forminhas, modelo com auxílio do dedo, coloco o recheio e, em seguida, outro círculo de massa por cima do recheio e fecho pressionando esse círculo na bordas da forminha.