O segredo de uma moqueca saborosa está no têmpero que ela leva. Sempre fiz moquecas em casa, e com o tempo a gente vai aprimorando a receita com temperinhos novos e inusitados, que você vai provando e se certificando de que está ficando gostosa. Por tanto,  eu fui incorporando à receita o curry, a páprica, o caldo de peixe e a moqueca foi ficando com um sabor ultra especial!!! Sinceramente, sem falsa modéstia, essa é a melhor receita de moqueca que já experimentei na minha vida. O pirão também é insuperável, fica com aquele gostinho de leite de coco, hummmm, que delícia!!!! E como a minha moqueca é versátil, adicionei a ela rodelas de abobrinhas, nossaaaa, elas ficaram fantásticas, porque incorporaram todo o sabor da moqueca nelas. Por tudo isso, te sugiro que faça essa minha receitinha de moqueca e se surpreenda com o sabor dela!!!! 
 Beijos e até a próxima!!!!!!!




Ingredientes:
1 kg filet de peixe em posta que tenha uma carne firme,
que não desmanche com facilidade
2 cebolas grandes cortadas em rodelas
1 cebola média ralada
4 tomates grandes cortados em rodelas
2 pimentões grandes vermelhos ou verdes cortados em rodelas
2 abobrinhas médias cortadas em rodelas
Suco de 2 limões
8 dentes de alho amassados
400ml de leite de coco
200 ml de molho de tomate
1 colher (café) de curry
1 colher (café) de páprica
1 cubo de caldo de peixe esfarelado
4 colheres (sopa) de azeite
1 a 2 colheres (sopa) de molho de pimenta
1 colher (sopa) de ervas de provence
3 colheres (sopa) de azeite de dendê
misturado com mais 3 colheres (sopa) de azeite
Coentro e cheiro verde a gosto  
Pimenta do reino a gosto 
Sal a gosto
Farinha de mandioca q. b.
Modo de preparo da moqueca:
Tempere as postas com o suco dos 2 limões, com sal e com a pimenta do reino. Deixe o peixe nesse têmpero por cerca de 1 hora na geladeira. Em uma panela grande, refogue o alho, a cebola ralada, um pouco do cheiro verde e do coentro. Agora, coloque o caldo de peixe esfarelado, a páprica, o curry e mexa tudo . Em seguida, desligue o fogo e vá arrumando as camadas de peixes e legumes. Eu faço da seguinte forma: Em cima do refogado, eu coloco um pouco das rodelas de cebola, das rodelas do pimentão, das rodelas do tomate, das rodelas de abobobrinha e 3 postas do peixe. Repito todo esse processo por mais duas vezes e acabo com as rodelas de pimentão, cebola, tomate e abobrinha. Coloco por cima de toda essa arrumação, o molho de tomate, o leite de coco, o molho de pimenta, a erva de provence, o dendê misturado com o azeite e corrijo o sal e a pimenta do reino. Tampo e mexo a panela segurando apenas na haste dela sem usar colher para não desmanchar o peixe, dessa forma todo o caldo vai se misturando  e  o sabor  vai incorporando nas postas. Deixe em fogo médio por cerca de 15 minutos. Passado os 15 minutos, desligue o forno, salpique o coentro picadinho a gosto e deixe a moqueca descansando meia horinha.
Modo de preparo da pirão: 
Para fazer o pirão é super fácil: Pegue uma parte do caldo da moqueca, coloque em uma panela e leve ao forno. Quando começar a ferver, vá despejando a farinha de mandioca aos pouquinhos e mexendo sempre com o auxílio de uma colher de pau até ficar na espessura desejada. Cuidado para não colocar farinha de mandioca em excesso para não empelotar o pirão. O segredo é pegar um punhado de farinha de mandioca, ir soltando aos pouquinhos  da mão e mexendo sempre, dessa forma o pirão não empelota e fica bem lisinho.