Eu sou simplismente fascinadas por bolo de noiva. Mas não por qualquer bolo de noiva, e sim, mais especificamente, pelo bolo de noiva do nordeste, já que eu cresci comendo ele nos casamentos e outros eventos. É um tipo de bolo bem especial, muito usado em festas de casamentos, batizados e outra comemorações na minha região. São usados ingredientes como ameixas, frutas cristalizadas(o meu de hoje foi feito sem frutas cristalizadas), vinho do porto, doce de goiaba e outro ingredientes. Claro, que a cobertura clássica do glacê real não pode faltar de forma alguma. Há pessoas que preferem cobrir o bolo com pasta america, eu particulamente não gosto de pasta americana, prefiro mesmo o glacê real, que é o responsável por aquele açúcar durinho, que deixa o bolo maravilhoso!!!! Você também pode fazer inúmeros recheios, o meu bolo de hoje foi recheado com chocolate e, se quiser, pode até fazê-lo sem recheio. A receita é da minha conterrânea Teresa Newman, que tem um blog onde apresenta muitas comidinhas especiais da nossa  linda região, o Teretetê na cozinha, uma delícia de blog!!! Eu fiz metade da receita, mas abaixo eu coloquei a receita completa,ok? Se vocês quiserem podem colocar na massa frutas cristalizadas e uva passa, fica ao critério de cada um, como eu não tinha em casa, não coloquei. Espero que gostem!!!!!! Beijos e até a próxima!!!!!! 






Ingredientes:
8 ovos
1 lata de leite condensado
400 gramas de farinha de trigo
350 gramas de açúcar refinado
400 gramas de manteiga
250 gramas de doce de ameixa feito com 1/2 xicara de  vinho do porto
250 gramas de doce de goiaba cremoso derretido com 1/2 xicara  vinho do porto
1 colher (sopa) de fermento em pó
1 colher de chocolate em pó.
Recheio: 
1 lata de leite condensado
A mesma medida da lata de leite
5 colheres(sopa) cheias de chocolate em pó
1 colher(sopa) de amido de milho
2 gemas 
2 colheres(sopa) de manteiga
Glacê real:
2 claras
Suco de 1 limão
3oo gramas de açúcar de confeiteiro
Modo de Preparo:
Misture os doces de goiaba com o de ameixa e o leite condensado e reserve. Bata a manteiga com o açúcar, as gemas até ficar  um creme claro e fofo( eu bati por aproximadamente 6 minutos). Em seguida, com a batedeira desligada, junte a farinha de trigo e acrescente os doces e
 o fermento, mexa tudo com o auxílio de um fouet  ou colher de pau. Se você sentir que a massa ficou muito espessa, adicione 1/2 xícara de leite( eu adicionei na minha massa). 
Por último, acrescente as claras em neve. Divida a massa e despeje-a em 2 fôrmas redondas de aproximadamente 27 cm cada uma, que devem estar untadas e polvilhadas. Coloque  uma fôrma de cada vez no forno  pré -aquecido  a 190°c por cerca de 35 minutos, ou faça o teste do palito, se sair limpo, então o bolo já estará assado. Como eu fiz metade da receita, eu usei 2 fôrmas de bolo menores com 20 cm de diâmetro cada uma, e usei papel manteiga no fundo das duas fôrmas.
Recheio:
Leve todos os ingredientes ao fogo e vá mexendo com o auxílio de um fouet até formar um creme espesso, liso e homogêneo. Com o fogo desligado, mexa o creme até que ele esfrie, dessa forma o recheio ficará bem lisinho e uniforme. Leve à geladeira por cerca de 30 minutos.
Glacê real:
Bata as claras em neve até formar picos firmes. Em seguida, adicione o suco de 1 limão e o açucar de confeiteiro e mexa mais um pouco até fica tudo bem incorporado. Se você perceber que o glacê está muito mole, vá adicionando mais açúcar de confeiteiro até chegar a um ponto adequado de cobrir o bolo. Lembre-se, que quando a cobertura secar, ela ficará bem durinha por conta do açúcar de confeiteiro.
Montagem:
Coloque um dos bolo sobre um prato, adicione o recheio e coloque o segundo bolo por cima do recheio. Com uma espátula ou bico de confeitar, cubra todo o bolo. Com o auxílio de bico pitanga, dá para fazer lindos enfeites sobre o bolo. Eu apenas cobri o meu com o glacê real e levei à geladeira.