Os típicos alfajores argentinos são biscoitinhos recheados com doce de leite e cobertos com chocolate. Lembro de ter visto vários lugares, quando estive em Buenos Aires, vendendo os alfajores, ou seja, eram muitos deles de várias marcas e sabores em cada esquina das ruas portenhas. Por tanto ,não há como você não o experimentar estando por lá. E a cada mordinha que você dá em um alfajor é um suspiro que você solta seguido da palavra "Delíciaaaaaa"!!!!!!!. Trouxe de Buenos Aires várias caixas de alfajores Havanna, que para mim são os melhores que existem. E quando eu estava no Brasil, lembro que comia cada um deles com uma peninha, já que na minha cidade não havia alfajores para comprar quando as minhas caixinhas acabassem, snif, snif!!!Então, pesquisei na net receitas de alfajores e não sosseguei até encontrar uma receita que fosse a mais fidedigna possível a eles. Até que me deparei com essa receita aqui do blog comidinhas do bem. Ao ler a receita e vendo as imagens dela, decidi prepará-la e acertei na mosca!!!!!! Esses alfajores ficaram divinos, com um sabor e textura parecidíssimos  com os originais!!!  a receita de hoje eu dedico aos meus queridos sogros Kuky e Federico, e ao meu cunhado, igualmente querido, Roberto, todos eles argentinos. Vamos a receita?



Ingredientes:
400 grs de farinha de trigo
100 grs de amido de milho
1 colh de sopa de cacau em pó
1 colh de café de bicarbonato de sódio
1 colh de chá de fermento em pó
180 grs de açúcar
1 gema
1 ovo
220g de manteiga em temperatura ambiente
80 grs de mel
1 colh de chá de essência de baunilha
500 grs de doce de leite
300 grs de chocolate ao leite(usei 400grs)
Modo de preparo:
Em uma vasilha, peneire a farinha, o amido, o cacau, o fermento, o bicarbonato e o açúcar. Misture tudo. Reserve. Em outro recipiente, coloque a gema, o ovo, a manteiga, o mel e a essência de baunilha. Mexa até que fique uma mistura homogênea. Agora, junte a mistura aos ingredientes secos e peneirados. Amasse tudo com as mãos até forma uma massa uniforme. Cubra com papel filme e leve à geladeira por 30 minutos. Depois da geladeira, abra a massa com 0,8 cm de espessura, pode fazer mais grossinho se quiser. Use um cortador redondo de 5cm de diâmetro e faça circulos com a massa. Disponhas os círculos em 2 fôrmas untadas e enfarinhadas ou cobertas com papel manteiga. Leve ao forno pré aquecido a 170°c por aproximadamente 8 a 10 minutos, ou até que assem e não fiquem tão dourados, se você deixar mais tempo os biscoitinhos ficarão secos e a textura deles não ficará igual a de um alfajor. Retire os biscoitos do forno e deixe-os esfriando.
calda:
200 ml de água
80 grs de açúcar
casca de 1/2 laranja
Ferva água com o açúcar por 5 minutos.Retire do fogo e junte a casca da laranja e tampe. Espere esfriar e coe a calda.
Montagem dos alfajores:
Umedeça os biscoitos na calda. Coloque uma colherada generosa de doce de leite no biscoito e espalhe-o. Junte um outro biscoito para formar um sanduíche. Faça esse processo com todos os outros biscoitos. Derreta o chocolate em banho maria. Banhe cada "sanduíche" com o chocolate derretido. Coloque os alfajores no freezer até o chocolate endurecer.