Olá pessoal! Eu tenho uma paixão incrível por bolos de caramelo, é um sabor que sempre me remete a infância, já que minha mãe sempre preparava um bolinho saboroso como esse de hoje para mim e as minhas irmas quando éramos crianças. Lembro que ele acabava em questões de minutos, nunca sobrava para o dia seguinte, éramos verdadeiras formiguinhas. O bolo de hoje leva leite condensado na calda e também na massa do bolo, ele é bem fofinho e fica com uma cor lidíssima, vale muito a pena experimentar essa maravilha de receita!
Beijos e até a próxima!
                       
INGREDIENTES DO CARAMELO:
2 xícara (chá) de açúcar (usei uma apenas)
1 colher (chá) de gengibre ralado (nao usei)
3 colheres (sopa) de manteiga sem sal
1 lata de leite condensado
½ xícara (chá) de água quente
               MODO DE PREPARO:              
        Em uma panela, derreta o açúcar até ficar um caramelo clarinho. Em seguida, coloque o gengibre (opicional), a manteiga e o leite condensado. Misture com uma colher de pau, até que todos os ingredientes estejam bem agregados. Agora sem mexer mais, deixe a calda engrossar em fogo médio. Desligue o fogo e acrescente a água e mexa para ficar uma calda homogênea. Deixe a calda esfriar e reserve uma xícara da calda para a massa do bolo. Com o restante da calda, você regará o bolo já frio e desenformado.
       INGREDIENTES DO BOLO:
3 ovos 
1/2 xícara(chá) de óleo
1 xícara(chá) do caramelo
1 e 1/2 xícara(chá) de farinha de trigo
1/2 xícara(chá) de acúcar
1/2 xícara (chá) de amido de milho
1 colher (sopa)de fermento em pó    
              MODO DE PREPARO:             
           Na batedeira, bata as gemas, o açúcar, o óleo e o caramelo reservado, até formar um creme.  Em seguida, adicione a farinha de trigo, o amido e o fermento em pó peneirados, misture bem. E por último, agregue as claras em neve delicadamente. Coloque a massa na fôrma preparada e leve ao forno por cerca de 35 minutos. Retire do forno e deixe esfriar  para desenformar, regue-o com o restante da calda de caramelo. Para decorar, eu coloquei umas castanhas de caju picadinhas, mas é opicional.