Eu sei que o verdadeiro arroz carreteiro é feito com carne de charque. Mas a culinária pode se reiventar tantas vezes. Podemos dá roupagens novas a prato tradicionais, basta para isso usarmos a criatividade e termos um pouco de ousadia para recriar pratos tão típicos como é o arroz carreteiro. Como não tinha a tal carne de charque e sobrava dentro da minha geladeira um assado de carne de pouco, não deu outra, de imediato, veio a minha cabecinha o arroz carreteiro. O resultado foi  maravilhoso, uma comidinha caseira bem temperadinha do jeitinho que eu gosto!!!
Beijos e um lindo dia atodos!!!!
Receita prática de arroz carreteiro
Ingredientes:
Sobras de assado de carne(cerca de 300 a 400 grs,pode ser usado qualquer outro tipo de assado,como carne de vaca,no meu caso foi feito com carne de porco)
300 grs de arroz lavado e escorrido
2 cebolas médias cortadas em rodelas
3dentes de alhos picados
3 cenouras médias cortadas em cubinho
1abobrinha grande cortada em cubinhos
12 azeitonas vedes cortadinhas
1/2 xícara de cebolinha verde picadinha
1 caldo de carne
Pimenta do reino
1 colher (chá)de curry
3 colheres(sopa)de vinagre
1/2 xícara de azeite(ou óleo)
sal a gosto
Modo de preparo:
Corte a carne em cubinhos de 2 cm. Aqueça uma panela (grande) e coloque 1/2 xícara de azeite. Quando o azeite estiver quente, adicione a cebola e deixe-a murchar um pouco para adicionar o alho. Em seguida, acrescente a carne e deixe-a dourar, tempere com pimenta do reino e sal (lembre-se de que a carne já estava assada, pois estamos usando sobras de um assado, por tanto não vamos exagerar no sal).Vá adicionando a cenoura, a abobrinha, as azeitonas e o arroz (ele tem que fritar um pouquinho, mas cuidado para não queimar o fundo da panela).Em seguida, coloque a água fervente (com o caldo de carne dissolvido) até que esteja todos os ingredientes da panela cobertos com a água. Coloque uma colherzinha de chá de curry (opcional, mas como eu adoro curry), o vinagre branco e mexa um pouco para que os ingredientes se misturem bem. Cozinhe em fogo médio com a tampa da panela semi aberta. Quando o arroz estiver cozido, al dent, é hora de desligar o fogo. Deixe-o repousando por 30 minutos antes de servir. Tenha sempre uma chaleira de água quente por perto, se a água da panela secar logo e o arroz não estiver cozido vá acrescentando a água quente aos pouquinhos. Preste atenção para não colocar muita água, se não o arroz ficará mole demais. Por último, acrescente a cebolinha picadinha.